O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (23) que está “pronto” para renunciar ao cargo caso isso garanta a paz no país. Durante coletiva de imprensa, ele declarou: “Se [isso garantir] paz para a Ucrânia, estou pronto. Posso trocar isso pela entrada na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).”
Leia mais: Putin faz maior ataque com drones à Ucrânia; VÍDEO
Segundo a CNN, Zelensky também comentou a crescente tensão com Donald Trump, que recentemente acusou a Ucrânia de iniciar a guerra. Após críticas do líder ucraniano, Trump chamou Zelensky de “ditador”, agravando a crise diplomática. Enquanto isso, autoridades dos EUA e da Rússia se reuniram na Arábia Saudita para negociações, sem a presença da Ucrânia, o que causou preocupação entre aliados europeus.
Nesta madrugada, a Rússia realizou um ataque massivo contra a Ucrânia, lançando 267 drones e matando pelo menos uma pessoa, segundo autoridades ucranianas. Zelensky chamou o ataque de “terror aéreo” e reforçou a necessidade de apoio militar do Ocidente.
O presidente ucraniano também abordou um possível acordo com os EUA sobre minerais raros e recursos naturais. Ele afirmou esperar que o tratado não resulte no congelamento da ajuda militar americana, que considera “crucial” para a defesa do país.