A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo até o próximo domingo (4) por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo, a partir desta quarta-feira (29). Cidades do Vale do Paraíba como São José dos Campos, Jacareí e Taubaté têm grande risco de problemas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias. As áreas mais afetadas incluem também a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.
Considerando a previsão de continuidade das chuvas no Estado de São Paulo durante esta semana, o Gabinete de Crise permanecerá ativo de forma presencial até domingo (2).
A Defesa Civil reforça a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco.
Autoridades estaduais e municipais permanecem em estado de alerta e monitoramento 24h para atuar em situações emergenciais.