GAZETILHA

Um louco na presidência

Por Corrêa Neves Jr. | Editor do GCN/Sampi
| Tempo de leitura: 6 min
Reprodução

"Não há besta mais perigosa do que um homem louco com poder nas mãos"
Platão, filósofo grego

Donald Trump está no comando. Aos 78 anos, é chefe de Estado e de Governo da maior potência econômica e militar do mundo. Prometeu que faria uma série de sandices e maluquices caso vencesse a disputa e chegasse à presidência dos Estados Unidos. Muito duvidaram. Apostavam que era apenas retórica de campanha e prevaleceria algum mínimo bom senso. Erraram. Eleito e empossado, está colocando em prática tudo que prometeu. Pode-se acusá-lo de muitas coisas. De ter ludibriado o eleitor, jamais.

Horas depois de ter assumido a presidência, começou a assinar uma série de “executive orders”, a versão americana da nossa medida provisória, instrumento que garante ao presidente, sob certas circunstâncias e limites, poder para legislar. Era ainda o primeiro dia de mandato, mas ele não economizou nas tintas. 

Decretou “estado de emergência na fronteira sul”, ou traduzindo em miúdos, na divisa com o México. Classificou os imigrantes como “força hostil” que tenta invadir os Estados Unidos, como se os que rumaram para lá em busca de uma vida melhor representassem o perigo de um exército inimigo. Suprimiu o direito automático de cidadania para os nascidos nos Estados Unidos caso os pais sejam imigrantes ilegais, jogando no lixo uma garantia em vigor por meio de artigo inserido na Constituição americana há mais de 200 anos. Determinou o início da imediata deportação de imigrantes ilegais. 

Tirou os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde. Fez o mesmo com a participação americana no Acordo do Clima de Paris, que impõe aos seus signatários a obrigação de reduzir as emissões de gases de efeito estufa como alternativa para frear o aquecimento global, e que tem adesão de mais de 120 nações.

Indultou mais de 1,5 mil presos pelos ataques ao Congresso dos Estados Unidos no episódio que ficou conhecido como “6 de janeiro”, centenas deles já condenados, alguns, inclusive, por atos violentos e assassinato de policiais, além de líderes supremacistas raciais e até um sujeito que tinha montado um multimilionário site que vendia drogas online e estava sentenciado a passar o resto da vida atrás das grades.

Acabou com todos os programas federais, sem exceção, que promoviam a diversidade, a equidade e a inclusão no governo americano, impactando mulheres, gays, negros, latinos e, também, portadores de necessidades especiais – nem estes últimos escaparam da nova “política meritocrática” de Trump.

A lista de aberrações é extensa, como resta óbvio. Nada tem a ver com ser progressista ou conservador, de direita ou esquerda. O caso é de sanidade ou loucura. E no caso de Trump, não há dúvidas de em qual categoria se enquadra. Nada há de racional, lógico ou justo na absoluta maioria de suas decisões. 

Trump age movido pelo ódio, puro e simples. Pelo sentimento de vingança, sempre rasteiro. E por uma sensação de que não tem nada a perder – com quase 80 anos e bilionário, não tem mesmo. As mudanças climáticas não vão prejudicar a sua vida. Ele não poderá disputar mais uma eleição, então pouco se preocupa com os impactos de seus atos junto ao eleitorado, porque não precisa mais pedir votos a ninguém.

Insano que é, não tem compaixão ou empatia, portanto não se importa com a dor que possa provocar ao separar crianças de seus pais na “guerra santa” que lançou contra os imigrantes, nem sofre qualquer drama de consciência ao classificar todos como “bandidos”, ainda que 99% deles sejam apenas desiludidos ou perseguidos que buscaram nos Estados Unidos uma vida melhor: eles recolhem impostos, são bons vizinhos, contribuem para o desenvolvimento de um sem-número de comunidades. 

Trump também não demonstra o menor interesse por quem o acompanha no governo e muito menos com o futuro de cada um, reduzidos a meros instrumentos para o exercício do poder – absoluto, idealmente. Isso sim parece seduzi-lo. O poder. Nada mais.

De tudo que faz Trump, há dois pontos que o presidente americano parece ignorar, por falta de conhecimento ou de interesse, e que serão decisivos para o desfecho de sua presidência. 

O primeiro, são os fundamentos da democracia americana, que ele parece disposto a testar no seu limite. É claro que haverá reações populares e institucionais à sua tentativa de consolidação do poder absoluto. No desenho constitucional elaborado pelos “founding fathers”, os líderes que forjaram os Estados Unidos no século XVIII, não há espaço para aventuras ditatoriais. E por mais que a Suprema Corte seja neste instante conservadora, ela não é formada por mentecaptos. Quem ocupa uma de suas cadeiras se preocupa também com o próprio legado. E com o que virá depois de Trump, já que seus magistrados conquistaram posições vitalícias e, portanto, estarão lá depois de Trump.

O segundo, o resto do mundo. Exceção feita ao baba-ovos mor, Javier Millei, presidente argentino, e mais meia dúzia de equivalentes mundo afora, não se espera que fiquem todos os chefes de nações calados, inertes, apenas assistindo Trump agir. 

Lula e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, já iniciaram conversas para alinhar seus interesses especialmente por conta das ameaças de Trump de sobretaxar produtos dos dois países. Trump pode fazê-lo, mas Lula (PT) e Claudia também podem adotar medidas semelhantes. Perde todo mundo, especialmente os consumidores e empresários americanos. Se a carne, o café, a laranja e o aço brasileiros ficam mais caros para quem importa na América, é o consumidor de lá que vai pagar a conta. 

Olaf Scholz, chancelar alemão, e o presidente francês, Emmanuel Macron, se reuniram nesta semana. Após o encontro, reforçaram a necessidade de manter a Europa unida como contraponto a Trump, especialmente por conta de seu ímpeto de “tomar” a Groelândia e seu desprezo pelas mudanças climáticas e os acordos globais. A China é outra que mandou recado: está disposta a negociar novos acordos comerciais, mas alertou que não aceita imposições e que se houver uma “guerra comercial”, todo mundo perde.

Trump pode muito, mas não pode tudo. Por milênios, antes dele, imperadores, reis, califas e dê-se o título que quiser a grandes líderes tentaram consolidar seus domínios de forma absoluta. A Pérsia, no seu auge, determinava os destinos de 40% da população mundial. Imperadores romanos chegaram a comandar 30% do planeta. Gengis Khan, o grande governante mongol, liderou o maior império de que se tem notícia e controlava 46% do planeta. Por maiores que fossem, por mais poderosos que tenham sido, ninguém conseguiu governar todo mundo, nem subjugar grande parte do mundo, por todo o tempo. Não será Trump que o fará. Haverá barreiras e limites, conflitos e dificuldades. Trump é louco, inconsequente e tem um arsenal nuclear. Há outros tantos como ele, nos Estados Unidos ou fora dali. Mas nem todos sofrem do mesmo grau de demência. 

Além da resistência do mundo ao ímpeto de Trump, o tirano, será a própria resiliência da democracia americana que irá determinar a extensão dos danos que ele provocará e por quanto tempo isso se sustenta. Desagradável e cruel ele já é. Que seja por pouco tempo, com danos possíveis de serem revertidos, e sem consequência do tipo que se paga com sangue. Nestes tempos de tanta ignorância e incertezas, de radicalismos e falta de serenidade, é o melhor que podemos esperar. Bom, não vai ser. Pelo menos, que seja breve.

Corrêa Neves Jr é jornalista, diretor do portal GCN, da rádio Difusora de Franca e CEO da rede Sampi de Portais de Notícias.

Comentários

30 Comentários

  • Darsio 28/01/2025
    Em sua análise, o artigo não está sendo circunscrito a essa questão da deportação. Sua leitura é muito mais ampla e, pela racionalidade demonstra o quanto Trump representa um negacionismo que, tende a mergulhar a humanidade numa crise com sequelas inimagináveis. Nas últimas décadas, o oeste dos EUA tem enfrentado secas severas, acompanhadas de incontroláveis incêndios. Em 2024, o Brasil conviveu com extremos climáticos, como a violenta seca na Amazônia e nas regiões centro-oeste e sudeste, ao passo que o Rio Grande do Sul ficou imerso em meio as grandes inundações. Volumes de chuva previstos para um mês, caíram em questão de horas. Agora, acompanhamos a cidade de São Paulo sendo consumida por volumes de chuva jamais registrados pelos institutos de meteorologia. Ou seja, estamos sim diante de mudanças climáticas e, os fatos e acontecimentos estão aí para provar tudo isso. E, aí vem um débil mental que nega tudo isso e, estimula um padrão de vida profundamente predatório. E, olha que essa visão de mundo ainda nutre total militância pelo ódio e violência contra os diferentes, isto é, para esses dementes ser negro, pobre, ateu ou de religião não cristã, de orientação sexual que não seja hetero são situações que tornam um sujeito criminoso a ponto de que se deseja o seu extermínio. E aqui, observamos militantes não menos débeis mentais compactuando com essas insanidades. Aliás, ignoram o fato de que a ampla maioria dos que estão sendo deportados, são pessoas que compactuam do mesmo fanatismo pelo Bolsonaro. São idiotas que, não possuem inteligência, mas que concluíram doutorado em WhatsApp e, contaminam esse espaço atacando o veículo de comunicação e o colunista, com mentiras e ofensas.
  • Luis Aguiar 27/01/2025
    Acho engraçados alguns comentários dos esquerdopatas, tentando deturbar o artigo, apresentando assuntos que não têm nada a ver com o texto. Eles (esquerdistas) acusam a direita daquilo que eles são, assim como os adeptos do Partido Nacional – SOCIALISTA dos Trabalhadores Alemães faziam. Eles (esquerdistas) defendem que o Estado deve controlar absolutamente tudo, desde os costumes da sociedade até a economia. Acreditam que o indivíduo não é responsável o bastante para decidir seu próprio destino, por isso precisam de um governo paternalista. Exatamente como pensava os nazistas. A esquerda adora chamar de fascistas e nazistas todos aqueles que se opõem às suas ideias opiniões, ignorando todos os argumentos racionais. Os esquerdistas defendem os muçulmanos radicais, grupos terroristas, como o Hamas, os quais desejam exterminar todos aqueles que se opõem à sua religião e suas leis. A esquerda é abortista, assim como Hitler, que ordenava o aborto de bebês que não fossem da raça ariana ou totalmente saudáveis. Adolf Hitler implantou uma ditadura totalitária de forma discreta e paulatina, exercendo forte controle da Mídia. Hugo Chávez e Nicolás Maduro fizeram o mesmo na Venezuela. A direita valoriza a liberdade de imprensa, mesmo que esta critique seus representantes. O verdadeiro gorpe foi colocar uma condenado em várias instâncias para governar o nosso país. Mas os esquerdistas devem estar satisfeitos com o dolar, com a inflação, com a dívida pública, com as queimadas, com a dengue, com a Esbanja...
  • Darsio 27/01/2025
    E aí vira-latas!!!! Na noite anterior a posse do alaranjado, flavio Bolsonaro, rei das rachadinhas, sacou de caixa num cassino nos EUA, 236 mil dólares. O cara lava dinheiro em cima de vocês, bando de trouxas!!!
  • Darsio 27/01/2025
    Cheguei! Cheguei, Brasil!!! Os bolsonaristas que, fugiram para os EUA, agora estão sendo expulso pelo alaranjado. Cheguei, cheguei Brasil!
  • Darsio 27/01/2025
    Ei vira-latas!!! Por qual motivo estão atacando os seus próprios colegas, isto é, bolsonaristas como vocês, mas que foram para os EUA imaginando que o Brasil se transformaria em uma Venezuela? Mas, vocês não são patriotas? É certo que o grande sonho dos bolsonaristas seria ser a cueca do Trump e assim ficar lambendo as suas genitálias. O próprio Bolsonaro disse que, Trump lhe causa tanta atração que, dispensaria os viagras. Deixa o Aristides saber disso.
  • CESAR 27/01/2025
    Correia neves e sua doentia defesa a esquerda. Incrivel como o jornalismo brasileiro chega a ser ridiculo.
  • Luis Aguiar 27/01/2025
    Acredito que os verdadeiros loucos são aqueles que elegeram e apoiam um criminoso, corrupto, ladrão para presidir um país.
  • Mauro 27/01/2025
    As sandices e maluquices são opiniões do jornalista, se ele prometeu que tomaria diversas medidas e está cumprindo, não seria porque o povo americano acreditou em suas promessas? Então, pelo contrário do está no texto, muitos acreditaram. Sobre a OMS, ela é um puxadinho militante da extrema esquerda que errou muito feio na COVID, e, assim como a ONU, há muito perdeu o sentido da sua existência. E sobre Trump agir movido pelo ódio, aprendemos na prática que o AMOR custa caro. Custa a liberdade de expressão, custa a dignidade das famílias, custa a soberania de uma nação. Custa juros altos, endividamento, gastança desenfreada, inflação. E sobre os exilados.... esqueceram de comentar sobre os 32 aviões que a gestão Biden enviou ao Brasil.... Nunca vi um esquerdista ser contra a corrupção.
  • jaques campos 27/01/2025
    O fim da hegemonia americana vai se acentuando, Biden com as sanções a Russia, pela invasão da Ucrania, deu um grande passo, agora trump com suas loucuras isolara os USA, e sua importancia vai diminuindo.
  • Leiva 27/01/2025
    Li a matéria e corri nos comentários, fiquei feliz q uma maioria não concorda com estes jornazistas. Desde quando prezar pela segurança do seu pais é insanidade???
  • Alex 27/01/2025
    O jornalista ofende os eleitores de Donald Trump, pois os trata como loucos também. O jornalista se esquece que foi promessa de campanha, acolhida e apoiada por seus eleitores, endurecer a entrada de imigrantes ilegais no país. Deportados algemados não é novidade e o Jão Bidê deportou muito mais brasileiros ilegais que Trump em seu mandato anterior e todos seguiram o protocolo das algemas. Mas como os canhotos tem memória, não diria curta, mas seletiva em 2022 Bolsonaro solicitou ao governo americano que revisasse os protocolos, porém o \"ditador\" não obteve resposta do \"democrata do amor\" americano. Bom mesmo foi ver o fantoche Lewandowski tomar um não na fuça por parte dos agentes americanos quanto a retirada das algemas até que os deportados tivessem sido entregues às autoridades brasileiras. Sem contar que o fantoche ministro da justiça já havia recebido 17 voos com deportados nas mesmas condições. Poupe-nos com desses arroubos de virtudes que vocês não possuem.
  • Esperança 26/01/2025
    Pelos críticos do artigo nas mensagens dá para se ter uma noção de quanto retroagimos em termos de civilidade... \"Pessoas\" que não se importam com nada, meio ambiente, paz mundial , direitos humanos... O Mico despertou nessa gente o que há de pior no ser humano. Alguma semelhança com a Alemanha nazista?
  • Darsio 26/01/2025
    “Não viverei muito mais. Mas quando olho para os jovens e as crianças... qual será o futuro deles? Eu o vejo como sombrio\", disse a senhora de 94 anos, citando o \"ódio\" e as divisões na sociedade moderna e prevendo outra guerra’. Trata-se da fala de uma senhora publicada no Uol que, aos 16 anos foi presa e enviada a Auschwitz, onde sofreu a mais absurdas formas de tortura, além de ter a sua mãe morta. E, quando ela faz um paralelo entre os fatos atuais com o holocausto, do que ela está dizendo? Obviamente é a nova ascensão do extremismo de direita que, possui em Trump e Musk, os seus grandes representantes nonazistas.
  • JAM 26/01/2025
    Eu não me surpreendo com as atitudes do Trump, todos os políticos de direita são pessoas mas, são homofônicos, são preconceituosos, machistas e misóginos. São pessoas que não possuem empatia com os seres humanos, acreditam que a terra é plana e que as mudanças climáticas são coisas de ambientalistas comunistas, ou seja, são uns completos idiotas. O problema é que essas pessoas estão se utilizando das religiões e das redes sociais para fazerem uma lavagem celebral nas pessoas mais humildes e infelizmente em nome de Deus estão conquistando milhões de pessoas ignorantes e alienadas. O governo dos EUA expulsar brasileiros, colombianos, venezuelanos, mexicanos etc é muito fácil, todos são países medíocres, inclusive o Brasil, que não oferece o menor perigo para eles, agora eu quero ver o Tramp, enfrentar a China, a Rússia e a União Europeia ...quero ver ele taxar os produtos da República Popular Comunista da China, será que ele vai ter coragem? Eu Duvido, mas vamos aguardar ! Aqui no Brasil os apoiadores do Genocida Golpista precisam superar a derrota em 2022, já passou , eu sei que foi dolorido, perder para um ex presidiário como vocês gostam de falar, mas já foi, além do mais daqui uns dias o \"Mito\" de você também vai se tornar um presidiário e eu garanto que ele vai ficar bem mais tempo na cadeia que o Lula, particularmente eu gostaria que ele apodrecesse na cadeia e só saísse de lá morto, mas com certeza vai ficar mais tempo que o Lula. Só o fato do Lula ter ganho a eleição de 2022 para mim já é o suficiente, ele não precisa fazer mais nada, só o fato dele ter ganho a eleição do Genocida Golpista já é o suficiente para que eu dê risada na cara dos apoiadores do \"Mito\" para o resto da vida, pois jamais vocês vão conseguir apagar esse fato da história do nosso país: foi o primeiro presidente que tentou a reeleição e perdeu... e perdeu para um ex presidiário, é hilário! O Lula é com certeza o melhor presidente que esse país já teve e tem e, torçam muito para que ele não seja candidato a reeleição no ano que vem, pois se for a chance dele ganhar é bastante alta e vocês sabem muito bem disso! Um Abraço!
  • Décio 26/01/2025
    Mais uma vez o Sr. Correia Neves defendendo o lado errado, lógico se vê que é um Esquerdista Ferrenho. Lembre-se que grande parte dos deportados são que cometeram algum crime no EUA. Quem está correto lá e faz o certo não ten o que s preocupar. Diferente da Esquerda que defende bandido e persegue o honesto. Faz assim Sr. Correia Neves, leve algum desses deportados para sua casa, e ajude-o faça sua parte, ao invés de perder tempo em escrever esses artigos tendenciosos. O Sr. está tão perdido quanto o governo o qual defende, acho que deveria praticar um esporte e deixar de passar vergonha escrevendo esses artigos. Ps- O artigo da semana passada o Sr. tirou do ar, porque?
    • Redação Sampi 27/01/2025
      Nota da Redação: o leitor está completamente equivocado. Nenhum artigo vou "tirado" do ar. Pode reler quantas vezes quiser. Compartilhar, inclusive. O artigos do jornalista Corrêa Neves Jr tem alcançado imenso alcance e engajamento, o que muito nos orgulha.
  • Darsio 26/01/2025
    E, vira-latas aqui estão defendendo Trump. Adoram cheirar o traseiro do Trump e ainda se julgam patriotas. O que passa na cabeça desses otários? Será que pensam que seriam tratados de forma diferente pelo Trump? Será que esses idiotas acreditam que Trump possui apreço pelo Brasil? São realmente um bando de vira-latas!!!
  • Antonio Flavio do Nascimento 26/01/2025
    Por mim o governo norte-americano deveria enviar a conta das despesas com os deportados para o governo Lula.
  • Darsio 26/01/2025
    Grande parte desses deportados, tratados como animais, ou melhor dizendo, como lixo pelo Trump, são bolsonaristas que, diziam ir para os EUA porque o Brasil se transformaria em uma Venezuela. E, o que constatamos nesse espaço? Comentários bolsonaristas condenando os próprios colegas, numa clara aprovação as medidas do Trump. E, não é pela razão de que eu seja antiboolsonaro que compartilho da mesma opinião. Logo, condeno esse tratamento a esses brasileiros, dado por essa escória chamada Trump. Mas, por qual motivo os parlamentares brasileiros que, vivem a clamar pela pátria se calam diante dessas barbaridades cometidas contra os brasileiros, muitos dos quais bolsonaristas? Zambeli, Dudu bananinha e tantos outros foram flagrados em uma festa, enquanto os brasileiros eram caçados como monstros.
  • Darsio 26/01/2025
    Muitas Vezes ouvimos previsões de quando o mundo irá acabar. Na verdade, se considerarmos os mais de 4,5 bilhões de anos do planeta e, que o ser humano na sua forma mais primitiva deva ter surgido ha cerca de 1 milhão de anos, conclui-se que somos insignificantes na Terra, ainda mais levando-se em conta de que não se conhece um único planeta que possa abrigar a vida humana. Por que digo tudo isso? Pelo motivo de que está sendo o próprio ser humano que está se encarregando de acabar com a vida no planeta. Tudo isso, em nome de um lucro que cria alguns super bilionários as custas da miséria de muitos. E, o mais aterrorizante é perceber que a emergência de débeis mentais como o alaranjado é algo que tende a acelerar esse processo de extinção de boa parte da humanidade. Se num passado recente, Hitler. Mussolini, Mao Tsé-Tung e Stalin foram as grandes ameaças, nos dias atuais o alaranjado Trump, assim como seus parceiros neonazistas como o Musk, são as maiores ameaças. Não cito o Bolsonaro, pois ele é um bosta, um ser desprovido de inteligência e pronto apenas para lamber as genitálias do Trump.
  • Kleber 26/01/2025
    Dizia Chorão: \" Só os loucos sabem, só os loucos sabem...\" Certo deve estar é o Maduro.
  • Tony José 26/01/2025
    Quer dizer que de novo não se pode fazer nada certo? Tenha paciência Sr Correia Neves,quem ta eleito tem que fazer no que prometeu sim,doa a quem doer,sem medo do Centrão,da mídia,do Povo,do STJD e etc. Então pela sua cabeça pequena e tendenciosa,quem faz o que tem quer ser feito,é louco? Assim voce mostra de que lado está e quais são seus interesses obvios,opinião é que não é. Se recicle senhor jornalista,jornalista??
  • Alvaro 26/01/2025
    Como sempre, mais uma babaquice de artigo. O verdadeiro louco e deslumbrado encontra- se na presidência desse país tupiniquim. Isso o dono desse jornaleco não enxerga. Quem dera tivéssemos um \"Trump\" ou \" Milei\" aqui.
  • Dalmo Cardoso 26/01/2025
    E os 32 aviões de deportados que chegaram em 2023 , do governo Bidem na atual gestão de Lula , o que vc tem a dizer ?
  • Samuel De Oliveira 26/01/2025
    Quando o cara é ptista e só enxerga de um lado. Vem defender ladrao e isso que fala. Se fala muito , mas é divergência de ideias. Na maioria do jornalismo pago e isso mesmo. Tentar dificultar o entendimento . O certo é errado e errado e o certo. Os acéfalos autônomos.
  • Marceli 26/01/2025
    É isso q o mundo precisa. À partir do momento q se designa o poder a uma pessoa é ela quem decide, e não um congresso cheio de mandantes e que esquecem q tem um presidente q foi eleito, e sobre poe a sua autoridade. Que DEUS nos abençoe e proteja do brasileiro e sua SOBERBA. ????
  • Valeska 26/01/2025
    um louco na presidência e um montão de idiotas,e mau caráter está brasileiros babando para o imbecil,entre os brasileiros humilhados,agredidos física e moralmente um senhor que se diz membro da igreja Assembleia de Deus diz que continua gostando do seu algoze Donald Trump ,segue ele,Trump segue os preceitos da bíblia, vejam só o grau de alienação que estas igrejas provocam nessas pessoas
  • Cimar Mariano da Silva 26/01/2025
    É sério Sr. CORREIA NEVES?! O senhor vai insistir na tese de que, fazer a coisa certa, na sua visão está errado? Lamentável Sr. \"jornalista\"!
  • Antonio 26/01/2025
    E o brasil ?????
  • Lucas 26/01/2025
    Antesvum louco do que um ladrao
  • Freitas 26/01/2025
    Nossa, que xilique! Ele não está fazendo nada diferente do que prometeu em campanha, foi eleito por causa dessas ações que você qualifica como insanas. Democracia não é só quando quem você prefere ganha. Mas fique tranquilo, lá a justiça funciona e se ele cometer algum abuso, será contido. A frouxidão do governo anterior permitiu o aumento de crimes e garantiu a impunidade de muitos em território americano. Além disso, permitiu que ditadores e terroristas ao redor do mundo colocassem seus planos em prática, colocando em risco não apenas cidadãos americanos. Os EUA, gostando ou não, não podem ter uma pessoa frouxa e inepta como presidente.