A pessoa mais velha do mundo, a espanhola Maria Branyas, morreu nesta terça-feira (20), aos 117 anos, num lar para idosos da Espanha. A notícia foi confirmada por sua conta oficial no X.
“Maria Branyas nos deixou. Ela faleceu como desejava: em seu sono, pacificamente e sem dor”, diz a publicação. Na segunda-feira (19), o perfil de Branyas sugeriu que ela se sentia fraca. "O momento está chegando. Não chorem, eu não gosto de lágrimas… Vocês me conhecem, onde quer que eu vá, serei feliz", diz a publicação.
La Maria Branyas ens ha deixat. Ha mort com ella volia: mentre dormia, tranquil·la i sense dolor.
— Super Àvia Catalana (@MariaBranyas112) August 20, 2024
Fa uns dies ens deia:
“Un dia me n'aniré d'aquí. No tornaré a provar cafè, ni a menjar iogurt, ni a acaronar a la Fada..., deixaré també els meus records, les meves reflexions... ????
Quem foi a pessoa mais velha de que se tem notícia?
Maria Branyas nasceu em San Francisco, Califórnia, em 1907, e se mudou com sua família espanhola para a região nordeste da Catalunha quando tinha sete anos. Em 1931, casou-se com o médico catalão Joan Moret, com quem teve três filhos. O marido faleceu em 1976, e Maria também sobreviveu ao seu filho August, que morreu num acidente com trator aos 86 anos, segundo o Guinness World Records.
Qual o segredo de uma vida tão longeva?
Branyas atribuiu sua longevidade excepcional a uma combinação de sorte, boa genética e estilo de vida equilibrado. Ela falava sobre manter uma ordem na vida, tranquilidade, boas conexões com familiares e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, ausência de preocupações e arrependimentos, muito positivismo e afastamento de pessoas tóxicas
Outros recordes de longevidade
Quando completou 117 anos, Branyas se tornou a pessoa viva mais velha registrada pelo Guinness World Records. Até agora, o recorde de pessoa mais velha de todos os tempos é atribuído à francesa Jeanne Calment, que viveu até os 122 anos e 164 dias.