APAGÃO CIBERNÉTICO

Apagão global afeta bancos e aeroportos nos 5 continentes

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Suporte Microsoft
A falha de TI afeta especificamente o login do Windows e é causado por um incidente no provedor CrowdStrike.
A falha de TI afeta especificamente o login do Windows e é causado por um incidente no provedor CrowdStrike.

Uma atualização da empresa de segurança cibernética CrowdStrike levou a um apagão cibernético global nesta sexta-feira (19), impactando empresas em países dos cinco continentes, inclusive no Brasil.

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A CrowdStrike disse ao site de notícias NBC que está revertendo a atualização que causou o problema e que uma correção para o defeito foi implantada.

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, disse o CEO George Kurtz em comunicado no X.

A confirmação da interrupção veio após relatos generalizados de problemas técnicos, com muitos usuários da Microsoft em todo o mundo enfrentando uma tela de erro conhecida como “tela azul da morte”.

Companhias aéreas, bancos, empresas de telecomunicações e bancos estavam entre as muitas empresas afetadas.

Numa tentativa de gerenciar a situação, o Bradesco, no Brasil aconselhou seus clientes, por meio de sua conta na plataforma X, a tentar acessar o aplicativo mais tarde.

Segundo o site O Antagonista, também registraram problemas:

  • Banco Pan: Aplicativo fora do ar, problemas de login.
  • Bradesco: Aconselha verificar o aplicativo mais tarde.
  • Neon: Login e pagamentos comprometidos.
  • Next: Interrupções similares às outras instituições.

A Air France-KLM afirmou que um problema tecnológico afetava “várias transportadoras”, enquanto o braço holandês da Air France-KLM afirmou ter sido “forçado a suspender a maior parte” das suas operações.

A autoridade aeroportuária espanhola AENA alertou os viajantes para esperarem atrasos devido a um “incidente no sistema informático”, e a companhia aérea britânica Ryanair disse que passava por perturbações como resultado de uma falha de TI de terceiros.

Além do setor das viagens, bancos e empresas financeiras em todo o mundo relataram problemas, com a Bolsa de Valores de Londres.

A financeira alemã Allianz disse que passava "por uma grande interrupção que está afetando a capacidade dos funcionários de fazer login em seus computadores. Afeta várias empresas além da Allianz, afetando especificamente o login do Windows e é causado por um incidente em nosso provedor CrowdStrike.”

A NBC Universal, empresa de comunicação, também está sendo afetada pela interrupção do CrowdStrike.

Omer Grossman, CIO da empresa de segurança cibernética CyberArk, disse à NBC que os danos causados por esta interrupção serão “dramáticos”. É improvável que voltar a ficar on-line seja fácil, disse. 

“Acontece que porque os endpoints travaram – a Tela Azul da Morte – eles não podem ser atualizados remotamente e, por isso, o problema deve ser resolvido manualmente, endpoint por endpoint. A estimativa é de que este processo leve dias”, acrescentou.

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