CONTRA O RELÓGIO

Sonho realizado! Jovem de 17 anos com câncer terminal casa no civil neste sábado; VÍDEO

Isabel Veloso, a Zabéu, foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin aos 15 anos, recebeu a notícias de cura, mas dois anos depois o câncer voltou mais agressivo

Por Giselle Hilário | 13/04/2024 | Tempo de leitura: 5 min
da Rede Sampi

Rodrigo Vipych/@rodrigovipych

Isabel Veloso, a Zabéu, e Lucas Borbas, casam-se neste sábado à tarde
Isabel Veloso, a Zabéu, e Lucas Borbas, casam-se neste sábado à tarde

Finalmente, sonho realizado! Isabel Veloso, a Zabéu, 17 anos, e o empresário Lucas Borbas, 26 anos, casam-se neste sábado (13) à tarde, no civil, em Francisco Beltrão (PR). “Tô casando!”, diz a felicíssima Zabéu. Ela conta que seu sonho sempre foi se casar. E com o amor da vida dela, então, é mais do que podia imaginar.

“Meu sonho sempre foi casar. Desde criança. Eu lembro que eu ficava vendo Pinterest no celular, olhando as fotos de noivas. Às vezes até recortava fotos do meu rosto e colocava no lugar. Me olhar hoje, de noiva, meu coração acelera muito”, diz sorrindo, em vídeo. “Uma frase que eu gosto muito é que Deus ama casamentos. O fato de eu amar Jesus e ele estar ali me vendo casar, acho que Ele coloca o dedo pra fazer uma coisa diferente.”

Leia também: Último desejo: jovem de 17 anos em estado terminal quer se casar; ASSISTA

Leia também: Linfoma de Hodgkin: saiba como age o câncer que acometeu jovem que sonha se casar

Leia também: Último desejo quase realizado: jovem de 17 anos em estado terminal vai se casar em abril

Leia também: Jovem em estado terminal: muitas emoções com o vestido de noiva e tratamento novo; VÍDEO

Leia também: Jovem de 17 anos em estado terminal é alvo de fake news: 'Estou viva'; VÍDEO

O casório
O casamento de Zabéu e Lucas no civil, neste sábado, será apenas para padrinhos e um grupo seletíssimo de convidados, segundo a assessora de Zabéu, Kélli Steinheusen. Já a festa será no próximo sábado, dia 22. E está tudo praticamente pronto. Um dos organizadores - que prefere não ser identificado - garante que tudo sairá do jeitinho que Zabéu sonhou - e merece. Vale lembrar que uma rede de solidariedade se formou em torno do casal para o grande dia.

Um grupo de WhatsApp foi criado para facilitar os preparativos. Além de Zabéu, Lucas, que acompanharam tudo bem de perto, no grupo estão profissionais da área – estilistas, fotógrafos, videomaker, chef, maquiadora, manicure, confeiteiros, decoradores entre outros - que farão o casamento acontecer: do dia da noiva à festa.

Assista a trecho do casamento aqui.

Mas nem tudo é festa
No início deste mês, Zabéu precisou ir às redes sociais porque estava sendo alvo de fake news. Ela ficou alguns dias sem postar vídeos nas redes sociais “por causa da correria” em função dos preparativos para o casamento e precisou se justificar. Pessoas espalharam informações falsas de que ela estaria hospitalizada ou morreu. Até simulação de imagem com ela dentro do caixão foi feita.  “Tô viva, tô caminhando, tô com minha família, com o Lucas, com meus sogros. Onde já se viu ficar postando esse tipo de coisa? Não é legal.”

Também há quem duvide de sua condição, por conta de sua aparência nos vídeos que faz. Zabéu lamenta, mas diz que precisa “ficar perdendo tempo” para responder. “Tenho minhas cicatrizes, tenho cilindro de oxigênio em casa, medicamentos. Tem gente que acha que só porque tenho aparência ‘boa’ para quem tem uma doença terminal, eu não estou doente. Não se enganem. Não julgue pela aparência.”

E para quem diz que ela “gosta” de falar sobre doença terminal, Zabéu afirma que “convive com isso”, Além disso, recebe apoio e mensagens de quem também enfrenta a mesma situação. “Então, por que parar uma coisa que inspira outras pessoas?”, questiona. Além disso, Zabeu diz que os vídeos que faz e as perguntas que reponde no TikTok são uma maneira de colocar para fora tudo o que está sentindo, sua frustração com tratamento etc. “E saber que ajuda outras pessoas me conforta muito.”

Relembre a história de Isabel
Isabel Veloso, a Zabéu, estudante de Psicologia de 17 anos de Dois Vizinhos, Estado do Paraná, recebeu diagnóstico de Linfoma de Hodgkin em 2021, aos 15 anos. A partir daí, começou uma luta incansável contra a doença. Zabéu passou por quimioterapia, transplante de medula óssea e diversos tratamentos. Recebeu a notícia de que estava curada em novembro do ano passado.

Mas três meses depois, foi informada pelos médicos que o câncer havia retornado ainda mais agressivo. E após uma série de exames, o baque: não havia mais chance de cura. A equipe médica ainda disse que ela teria cerca de 4 meses de vida pela frente.

Mayara Zandona Boscari, prima de Zabéu, que sempre acompanhou tudo de perto, perguntou o que ela faria se pudesse ter mais tempo, qual era o sonho dela. E a resposta foi: se casar com o amor dela, o empresário Lucas Borbas, 26 anos, que conheceu quando tinha recebido o diagnóstico de cura, mas ainda estava em tratamento. Porém, pouco tempo depois de decidirem morar juntos, descobriram que a doença havia voltado em estado terminal.

Último desejo
Para realizar o último desejo de Zabéu, Mayara criou uma Vakinha Virtual. Eles, que tinham o objetivo de arrecadar R$ 25 mil, conseguiram mais de R$ 30 mil horas depois que a Rede Sampi divulgou a história, no início de marco. “A matéria foi essencial”, afirma Mayara Boscari. "Tenho certeza de que se não fosse a matéria, não teríamos alcançado tantas pessoas e em tão pouco tempo conseguido alcançar um valor tão grande", emendou. A partir daí, uma rede de solidariedade se formou em torno de Zabéu e Lucas. Um grupo de WhatsApp foi criado para facilitar os preparativos.

Conheça Zabéu
Isabel Veloso fala sobre sua luta contra o Linfoma de Hodgkin no Instagram e no TikTok (@isabelvelosoo), onde responde a perguntas, conta sobre o seu dia e outras novidades. Além de gostar bastante de fazer os conteúdos, ela acredita que dá força a quem passa pelo mesmo que ela.

Em entrevista à Rede Sampi, Zabéu disse viver um turbilhão de sentimentos desde que descobriu o câncer. “Dói muito mesmo, mas com o passar dos anos eu fui aprendendo a lidar e percebendo algumas coisas.” Ela conta que precisou amadurecer muito cedo. “E confesso que só estou aqui ainda porque o amor das pessoas ao meu redor me mantém viva.”

Perguntada por uma seguidora sobre a sensação de saber que vai partir em breve, Zabéu diz sentir “aflição” por saber que vai deixar as pessoas que ama, mas não tem medo. “Pra ser bem sincera, pelo tanto de luta que eu já enfrentei, sinto um certo alívio, mas o que mais me machuca é saber que eu vou partir e deixar as pessoas que eu amo aqui”, afirma no vídeo. “Mas jamais questiono Deus. Tudo o que Ele faz é perfeito. Eu creio que que não vim ao mundo pra ser curada, mas pra curar”, emenda.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.