CONTRA O RELÓGIO

Jovem em estado terminal: muitas emoções com o vestido de noiva e tratamento novo; VÍDEO

Isabel Veloso conta que, por conta de um medicamento fortíssimo, tomografia mostrou uma boa redução tumoral; 'Significa que eu tenho um tempo a mais com vocês'

Por Giselle Hilário | 22/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min
da Rede Sampi

Reprodução/Instagram

Isabel Veloso, a Zabéu, durante a prova do vestido de noiva
Isabel Veloso, a Zabéu, durante a prova do vestido de noiva

Falta pouco para o desejo se realizar! Em 30 dias - no próximo dia 22 de abril -, Isabel Veloso e Lucas Borbas sobem ao altar. Os preparativos para que tudo ocorra do jeitinho que Zabéu sonha - e merece - estão a todo vapor. E nos últimos dias, outras emoções tomaram conta da noiva: a prova do vestido para o ensaio fotográfico e uma boa notícia vinda por conta de um novo tratamento (leia mais abaixo).

Leia tambémÚltimo desejo: jovem de 17 anos em estado terminal quer se casar; ASSISTA

Leia tambémÚltimo desejo quase realizado: jovem de 17 anos em estado terminal vai se casar em abril

Leia tambémLinfoma de Hodgkin: saiba como age o câncer que acometeu jovem que sonha se casar

Zabéu, estudante de Psicologia de 17 anos, de Dois Vizinhos, Estado do Paraná, que recebeu diagnóstico de Linfoma de Hodgkin em 2021, aos 15 anos (leia mais abaixo), tem compartilhado todo o processo - descoberta do câncer, cura, volta da doença, tratamento paliativo e preparação para a realização de seu sonho, que é casar-se com o amor da sua vida, o Lucas Borbas - com seus seguidores no Instagram (@isabelvelosoo) e no TikTok. Além de gostar bastante de fazer os conteúdos, ela acredita que dá força a quem passa pelo mesmo que ela.

‘Um tempo a mais com vocês’
Em vídeo postado há cinco dias no TikTok, Zabéu conta que, antes de iniciar o cuidado paliativo, tinha começado um tratamento para redução do tamanho do tumor, mas precisou parar. Ela conta que esse tratamento novo provocou dores neuropáticas insuportáveis, além da perda de parte dos movimentos das pernas. “Se precisar andar longas distâncias, preciso de cadeira de rodas.”

Os medicamentos fortíssimos, porém, trouxeram bons sinais. “Fiz uma tomografia que mostrou uma boa redução tumoral. Significa que eu tenho um tempo a mais com vocês. É uma boa notícia por pouco tempo, porque o tumor cresce muito rápido. Mas vou acompanhar. Estou muito feliz.”

Relembre a história de Isabel
Isabel Veloso, a Zabéu, estudante de Psicologia de 17 anos, de Dois Vizinhos, Estado do Paraná, recebeu diagnóstico de Linfoma de Hodgkin em 2021, aos 15 anos. A partir daí, começou uma luta incansável contra a doença. Zabéu passou por quimioterapia, transplante de medula óssea e diversos tratamentos. Recebeu a notícia de que estava curada em novembro do ano passado.

Mas três meses depois, foi informada pelos médicos que o câncer havia retornado ainda mais agressivo. E após uma série de exames, o baque: não havia mais chance de cura. A equipe médica ainda disse que ela teria cerca de 4 meses de vida pela frente.

Mayara Zandona Boscari, prima de Zabéu, que sempre acompanhou tudo de perto, perguntou o que ela faria se pudesse ter mais tempo, qual era o sonho dela. E a resposta foi: se casar com o amor dela, o empresário Lucas Borbas, 26 anos, que conheceu quando tinha recebido o diagnóstico de cura, mas ainda estava em tratamento. Porém, pouco tempo depois de decidirem morar juntos, descobriram que a doença havia voltado em estado terminal.

Último desejo
Para realizar o último desejo de Zabéu, Mayara criou uma Vakinha Virtual. Eles, que tinham o objetivo de arrecadar R$ 25 mil, conseguiram mais de R$ 30 mil horas depois que a Rede Sampi divulgou a história. “A matéria foi essencial”, afirma Mayara Boscari. "Tenho certeza de que se não fosse a matéria, não teríamos alcançado tantas pessoas e em tão pouco tempo conseguido alcançar um valor tão grande", emendou.

A partir daí, uma rede de solidariedade se formou em torno de Zabéu e Lucas. Um grupo de WhatsApp foi criado para facilitar os preparativos. Além de Zabéu, Lucas e a prima dela, Mayara, no grupo estão profissionais da área – estilistas, fotógrafos, videomaker, chef, maquiadora, manicure, confeiteiros, decoradores entre outros - que farão o casamento acontecer: do dia da noiva à festa.

O casamento de Zabéu e Lucas será para um grupo seleto de 50 pessoas. Apenas para amigos mais íntimos e familiares. Por isso, a pedido, a Rede Sampi não divulgará onde a cerimônia será realizada.

Conheça Zabéu
Isabel Veloso fala sobre sua luta contra o Linfoma de Hodgkin no Instagram (@isabelvelosoo) para seus mais de 12,7 mil seguidores, e no TikTok, onde responde a perguntas. Além de gostar bastante de fazer os conteúdos, ela acredita que dá força a quem passa pelo mesmo que ela.

Em entrevista à Rede Sampi, Zabéu disse viver um turbilhão de sentimentos desde que descobriu o câncer. “Dói muito mesmo, mas com o passar dos anos eu fui aprendendo a lidar e percebendo algumas coisas.” Ela conta que precisou amadurecer muito cedo. “E confesso que só estou aqui ainda porque o amor das pessoas ao meu redor me mantém viva.”

Zabéu prova o vestido para o ensaio fotográfico de noiva
Zabéu prova o vestido para o ensaio fotográfico de noiva

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.