FUTEBOL

Convocação da seleção tem campanha da CBF para amistoso contra racismo; veja lista

Lista anunciada nesta sexta (1) servirá não só para o duelo contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, dia 26 de março, mas também para o jogo contra a Inglaterra, dia 23, em Wembley

Por Igor Siqueira | 01/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Folhapress

CBF

Dorival estreia no comando da seleção brasileira no final deste mês, quando o Brasil terá amistosos contra Inglaterra, em Wembley no dia 23
Dorival estreia no comando da seleção brasileira no final deste mês, quando o Brasil terá amistosos contra Inglaterra, em Wembley no dia 23

O técnico Dorival Jr convocou na tarde desta sexta (1º) a seleção brasileira pela primeira vez. A convocação da seleção brasileira já antecipa a campanha da CBF para o amistoso contra a Espanha, marcado como um símbolo da luta contra o racismo.

O painel e os telões colocados na sede da CBF, no Rio, já trazem o gancho da mensagem que a entidade quer passar ao jogar contra a Espanha: "Uma só pele" e "uma só identidade". O jogo foi marcado em decorrência de uma sequência de ataques sofridos por Vini Jr no Real Madrid.

A ideia é atuar em Madri, na capital espanhola, como um marco contra o racismo. A lista anunciada nesta sexta-feira (1) servirá não só para o duelo contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, dia 26 de março, mas também para o jogo contra a Inglaterra, dia 23, em Wembley. Os dois jogos serão os dois primeiros do técnico Dorival Júnior à frente da seleção brasileira.

 Primeira lista
No cargo desde janeiro, o treinador vai estrear à frente da equipe neste mês de março, no amistoso contra a Inglaterra, no dia 23, em Wembley. Na sequência, a seleção também encara a Espanha, dia 26, no estádio Santiago Bernabéu. Já nos primeiros compromissos, o comandante terá de agir para tirar a seleção de uma complicada crise. Antes de sua chegada, Fernando Diniz ocupava o cargo interinamente. O período com ele, porém, acabou marcado pelo acúmulo de marcas negativas, como a sequência inédita de três derrotas nas Eliminatórias, que deixaram a equipe na sexta posição - a última que garante vaga direta na Copa do Mundo.

Diniz foi contratado sem se desligar do Fluminense, acumulando os dois cargos, pois a intenção da CBF era de que ele seria um "tampão" até a chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti, com quem o presidente da confederação assegurava que tinha um acordo verbal. O multicampeão, porém, acabou renovando seu contrato com o Real Madrid no final de dezembro, frustrando os planos do cartola.

Sem poder contar com o treinador europeu e como Diniz não decolou com a seleção, Ednaldo optou por rasgar o plano inicial e buscar uma solução definitiva imediata e definitiva até a Copa de 2026, apostando no profissional que estava no São Paulo. Quando foi apresentado, Dorival afirmou que, apesar do momento ruim da seleção, não seria necessário fazer uma reformulação completa no elenco. O técnico entende que seja hora de trabalhar mais o aspecto psicológico do grupo.

"Não é nem uma mudança de nomes, o que já vem acontecendo de uma maneira gradativa em relação à seleção que jogou a última Copa. É uma mudança emocional, postural. O atleta tem que entender que está aqui vestindo uma camisa muito pesada, referência no mundo todo", disse. Dorival também não acredita que a turbulência política enfrentada pela CBF nos últimos meses, como a destituição e, posteriormente, recondução de Ednaldo à presidência, possa atrapalhar seu trabalho. "É um assunto em que eu não entro. Tenho a confiança do presidente para fazer meu trabalho daqui para a frente: preparar a equipe, ganhar jogos e chegar a uma Copa do Mundo que será muito disputada."

À frente da seleção brasileira, além de conviver com a constante instabilidade na direção da CBF e buscar uma melhor pontuação nas Eliminatórias, Dorival terá como desafio recuperar a equipe para a disputa da Copa América deste ano, nos Estados Unidos.

A lista de Dorival Jr.

  • Goleiros: Ederson (Manchester City), Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto)
  • Zagueiros: Marquinhos (PSG), Murilo (Palmeiras), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Beraldo (PSG)
  • Meias: André (Fluminense), Pablo Maia (São Paulo), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolves), Andreas Pereira (Fulham) e Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Vini Jr (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Gabriel Martinelli (Arsenal), Savinho (Girona), Raphinha (Barcelona) e Endrick (Palmeiras)

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.