RECEITA

Goiaba no papilote

Quem nunca se deliciou com um pedaço de goiabada, um suco de goiaba ou o fruto recém-colhido? Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 14/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 4 goiabas vermelhas maduras
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 4 colheres (chá) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 1 rama de canela

Quem nunca se deliciou com um pedaço de goiabada, um suco de goiaba ou o fruto recém-colhido? Muito consumida em nosso país e normalmente usada para preparação de doces, geleias e sobremesas, a fruta está em período de safra e pode ser encontrada a preços razoáveis. Duas espécies, a branca e a vermelha, já estão à disposição do consumidor e vão permanecer no varejo até março.

A vermelha é a preferida, com sua suculência e sabor acentuado quando bem madura.  Curioso é como a etimologia da palavra goiaba descreve o fruto a partir do olhar dos índios que habitavam a região das Guianas. “Guaiave”, que evoluirá para goiaba em português, significa “fruto de muitas sementes”. Não é poético?  O Brasil é um dos maiores produtores no mundo e grandes plantações se encontram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, estado onde a produção chega a 80% do total colhido no país.

A goiaba vermelha contém vitaminas e nutrientes que trazem muitos benefícios para a saúde. Ela é rica em carboidratos, fibras alimentares, proteína. Também é excelente fonte das vitaminas A, B, C e K e de minerais como o cálcio, ferro, magnésio e potássio. Além disso, fortalece o sistema imunológico e ainda é boa para a pele, pois possui grandes quantidades de antioxidantes que desaceleram o processo de envelhecimento e contribuem para uma pele mais jovem e bonita.

No aproveitamento da goiaba, os chefs surpreendem. Gostei da sugestão da Rita Lobo, uma compota para ser servida com sorvete, requeijão, tapioca, creme inglês ou o que mais sua criatividade sugerir. O bom é a praticidade da receita, que mantém a cor bonita da fruta depois de cozida, mesmo não sendo preparada em tacho de cobre. E ainda quase não suja vasilhas, pois é assada em folha de papel alumínio. Atenção: as goiabas devem estar bem maduras e bem vermelhas; mas firmes.

Comece ligando o forno a 180 graus. Em seguida, usando o descascador de legumes ou faca bem afiada, descasque as goiabas, com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes. Corte cada metade da goiaba ao meio novamente. Reserve.

Sobre um prato fundo, coloque um pedaço de papel-alumínio de cerca de 60 cm com a parte brilhante para cima. Disponha os pedaços de goiaba no centro, junte o mel, a manteiga, a água e a canela. Levante as extremidades do papel e vá dobrando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada – assim os líquidos do vapor não escapam.

Transfira o papilote para uma assadeira e leve ao forno para assar por 15 minutos – nesse tempo as goiabas vão ficar macias e formar um pouco de calda. Retire do forno e, com uma tesoura, abra a trouxinha com cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva as goiabas com a calda e o acompanhamento escolhido. Na foto, optamos pelo sorvete de creme.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.