SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Colônia de 300 gatos abandonados na orla de Salvador vira caso de Justiça

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/@anjos4patasderua/Instagram
Além de retirá-los, o MP solicitou um plano de ação à prefeitura.
Além de retirá-los, o MP solicitou um plano de ação à prefeitura.

O abandono de ao menos 300 gatos, que vivem em colônia em Piatã, Salvador, virou caso de Justiça após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressar com ação civil pública para que o município resolva o problema em 15 dias.

Abandonados, os animais vivem numa praça do bairro, na região da orla, e são alimentados por voluntários e moradores.

A prefeitura já informou que não cumprirá o prazo de 15 dias porque o município não tem para onde levar os animais, mas garante a retirada deles.

A secretária de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes, afirmou ao G1 que foi necessário selecionar uma ONG via chamamento público, apta a receber os animais. O processo já foi iniciado.

De acordo com a ação do MP, os animais em situação de rua ficam expostos e há casos constantes de atropelamentos. Também há registros de envenenamentos e, em 2021, um incêndio atingiu a colônia, ocasião em que um animal ficou ferido e outro morreu.

Além de retirá-los, o MP solicitou um plano de ação à prefeitura. Os bichanos devem ser levados a uma unidade pública municipal habilitada, onde receberão atendimento veterinário e alimentação.

Comentários

Comentários