Fiscalização

TCE constata problemas estruturais e de atendimento em USFs de Bauru e região

Fiscalização surpresa foi realizada nesta quinta (30) para detectar condições estruturais e problemas de gestão nas unidades

Por Tisa Moraes | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

TCE/Divulgação

Sinais de infiltração de umidade na sala de espera da USF do Santa Edwirges
Sinais de infiltração de umidade na sala de espera da USF do Santa Edwirges

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou nesta quinta-feira (30) fiscalização surpresa para vistoriar as condições estruturais e identificar problemas de gestão em Unidades de Saúde da Família (USFs) de Bauru e região. No Estado, a ação coordenada foi realizada em 237 municípios.

Em Bauru, os fiscais visitaram as USFs do Santa Edwirges e do distrito de Tibiriçá. Na primeira, foram identificados problemas como falta de acessibilidade nos banheiros, banheiro masculino sem torneira e sinais de infiltração de umidade na sala de espera. A unidade também é afetada por oscilações da rede elétrica e furtos de fios e, por isso, não há armazenamento de vacinas no local. A prefeitura faz a remessa diária de imunizantes a serem utilizados, mas, segundo constatou o TCE, há atrasos. Para se ter ideia, durante a fiscalização, havia 14 pessoas na fila.

Já no distrito de Tibiriçá, foram detectados atendimento improvisado no ambiente externo, carrinho de emergência adaptado, falta ar condicionado (sendo que há um aparelho novo, na caixa), banheiro interditado, consultório do dentista sem ar condicionado, tenda instalada para reduzir a incidência solar no imóvel e armário improvisado, dada a falta de mobiliário.

“Em linhas gerais, a estrutura das USFs de Bauru não é boa e traz prejuízo à prestação dos serviços médicos. Faltam vacinas BCG e Tetra viral e também medicamentos para diabetes e antibiótico. Há, ainda, dificuldade para encaminhamento de pacientes a ambulatórios de especialistas da rede municipal”, descreve o diretor da Unidade Regional (UR) de Bauru do TCE, José Paulo Nardone.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não tomou conhecimento do relatório do TCE sobre a fiscalização e, portanto, ainda não pode se posicionar a respeito.

“A pasta informa que já está tomando providências com relação a pequenas reformas e readequações de prédios de diversas unidades de saúde, incluindo a USF do Parque Santa Edwirges e do distrito de Tibiriçá”, conclui.

Já na região, os fiscais encontraram problemas em USFs de Areiópolis, Bariri, Igaraçu do Tietê, Mineiros do Tietê e Torrinha. Entre as irregularidades constatadas, estavam falta de médicos, medicamentos, vacinas, equipamentos e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), extintores vencidos e oferta insuficiente de exames pré-natais.

Banheiro sem torneira na USF do Santa Edwirges (Crédito: TCE/Divulgação)
Banheiro sem torneira na USF do Santa Edwirges (Crédito: TCE/Divulgação)
Caixas térmicas para armazenar vacinas na USF do Santa Edwirges (Crédito: TCE/Divulgação)
Caixas térmicas para armazenar vacinas na USF do Santa Edwirges (Crédito: TCE/Divulgação)

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.