PROPOSTA

Após casos de violência, vereador propõe agentes da Guarda Municipal nas escolas

O Projeto de Lei foi protocolado pelo vereador Marcelo Silva (PSD), que reforça a necessidade de um agente cobrindo os três turnos de aula nas escolas.

Por Higor Goulart | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

PL foi protocolado pelo vereador Marcelo Silva (PSD)
PL foi protocolado pelo vereador Marcelo Silva (PSD)

Os recentes casos de violência nas escolas, tanto em Campinas, como em outras cidades, trouxeram à tona o tema da segurança nestes espaços. Tanto que o vereador Marcelo Silva (PSD) propôs um Projeto de Lei que busca maior atuação da Guarda Municipal nas escolas.

A proposta visa colocar pelo menos um agente da GCM fixo durante o período de aulas. “Nosso objetivo é propor medidas que assegurem tanto o patrimônio público como a segurança dos alunos. Com os últimos acontecimentos de furtos, violência e tráfico de drogas e a ausência de um agente no local, as unidades de ensino ficam propícias para tais acontecimentos”, afirmou o vereador.

O parlamentar reforça que o ideal seria contar com o reforço em todos os turnos escolares, bem como no período não letivo, “contudo, sabemos que há uma limitação de recursos. Então, inicialmente, propomos que sejam realizadas medidas preventivas mediante ao policiamento nos horários matutino, vespertino e noturno”, explicou.

Casos

Na manhã desta quinta-feira, 30, um homem de 24 anos invadiu o Ceprocamp (Centro de Educação Profisisonal de Campinas) João Alves, no Satelíte Íris, para fazer ameaças contra uma ex-namorada.

De acordo com a GM, os profissionais da unidade acionaram os agentes ao perceberem a presença de um rapaz diferente da comunidade escolar discutindo com uma aluna. A equipe da GM prestou todo o atendimento à vítima, mas o autor já não estava mais no local.

Segundo contou a vítima, uma mulher de 20 anos, o ex-namorado, que não aceitava o término do relacionamento, entrou na escola e fez ameaças verbais contra ela.

Já em Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas, um adolescente de 14 anos foi apreendido após ameaçar de morte um professor.

Segundo outros relatos, ele também apavorou funcionários da Escola Estadual Profª Suzana Benedicta Gigo Ayres e tentou atropelar o professor com uma bicicleta.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.