EMPRESÁRIOS

'A gente tem que parar de tomar surra de MG', diz secretário estadual em Franca

Jorge Lima, do Desenvolvimento Econômico, disse que o governo quer formar aliança para discutir as demandas e promover geração de empregos e renda, além de atrair investimentos.

Por N. Fradique | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 4 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Secretário Jorge Lima em Franca: 'o dinheiro sai do empresário, quem move o país são os empresários'
Secretário Jorge Lima em Franca: 'o dinheiro sai do empresário, quem move o país são os empresários'

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, se encontrou com empresários da cidade e região nesta quinta-feira, 30, na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Franca. A visita teve a finalidade de formar uma aliança para discutir as demandas e promover geração de empregos e renda, além de atrair investimentos na região.

O evento contou com a presença do presidente do Ciesp, Carlos Martins Tavares, do diretor do Ciesp, Saulo Pucci Bueno, do presidente da Abicalçados, Haroldo Pereira; do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), da deputada estadual Delegada Graciela (PL) e de alguns vereadores de Franca e prefeitos da região, entre outros.

Jorge Lima disse que está visitando todo o Estado para um mapeamento das demandas de cada região. “Na verdade nós estamos construindo coalisões. Estou vindo a Franca porque o governador Tarcísio de Freitas tem uma visão de governância por regiões administrativas. Não é de São Paulo que vamos conseguir fazer isso. Então a gente precisa da ajuda dos empresários porque temos 16 regiões administrativas no Estado, e Franca é uma delas”, disse.

O secretário lembrou que o Estado apresenta características diferentes, citando que o PIB na região metropolitana de São Paulo corresponde a 51% do Estado, Campinas 9,8%, São José dos Campos 5,8%, Sorocaba 4,8%, Ribeirão 2,5%, Presidente Prudente 1% e Franca, 2,2%. “Então a gente precisa ter um olhar de desenvolvimento regional muito além do que estamos enxergando”.

Lima afirmou que o Estado pretende valorizar as pequenas cidades, criar um polo forte entre elas para que o Estado não perca empresas para outros Estados. “Essa é a nossa estratégia, e Franca é extremamente importante pela força calçadista. A gente (Estado de São Paulo) tem que parar de tomar surra de Minas Gerais. Não dá gente, toda hora perdendo para Minas. Essa coalisão visa mostrar o que nós devemos fazer, que projeto nós vamos fazer junto com os empresários e com o poder público. O dinheiro sai do empresário, quem move o país são os empresários. É uma imbecilidade achar que nós, do Poder Público, vamos entender mais do que o cara que está fazendo (produzindo)”.

Questionado sobre a guerra fiscal que o Estado enfrenta em relação a outros Estados, principalmente no setor calçadista, Lima disse que Tarcísio de Freitas está ‘extremamente’ preocupado com a questão e não vai demorar muito para anunciar medidas. “Nós estamos há 90 dias no Governo. O orçamento foi, então pra gente mexer, às vezes tem alguma dificuldade. O governador está extremamente preocupado e não vai demorar muito pra ele tomar as ações”. Uma das medidas esperadas pelo setor coureiro calçadista de Franca é sobre uma redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). Em Minas Gerais, a média do índice do tributo é de 3%, enquanto que em São Paulo o índice varia entre 7 a 12%.

Lima lembrou que o governo estadual lançou nesta semana o programa “Qualifica SP” e deve lançar em breve o “Jovem Aprendiz” e o “Mais 60” (programa para pessoas com mais de 60 anos que deverão ser capacitadas e voltar ao mercado profissional). “São 120 mil vagas que nós vamos treinar pessoas que queiram entrar no mundo de TI (Tecnologia da Informação), só em São Paulo tem 540 mil vagas. Também vamos lançar o Jovem Aprendiz e o Mais 60. Nós estamos determinados a desenvolver as regiões. Precisa pegar esses setores e ir para a guerra fiscal”.

O diretor do Ciesp Franca, Saulo Pucci, destacou o mapeamento  que o governo está realizando com o objetivo de reunir o máximo de prefeitos para depois atender às demandas. “São Paulo, que ainda é o carro-chefe do Brasil, o governo quer que isso se torne cada vez mis forte, principalmente com o meio ambiente e novas tecnologias. Com esse mapeamento, o governo vai mostrar o que Franca tem, o que a região tem, como manter, fortalecer e crescer. O setor do calçado com certeza está na mira do governo e tenho certeza que o secretário vai olhar com carinho essa área e todo setor industrial”.

O prefeito Alexandre Ferreira disse que é o empresário quem move a cidade com a geração de empregos e renda. “São eles que mantêm o governo, os empregos e fazem a economia circular. Não dá pra gente falar que o Poder Público vai abraçar tudo. Nossa parte é oferecer infraestrutura e criar condições para o desenvolvimento, com capacitação e qualificação. Aí entra o governo com uma ajudinha, um ajuste fino a gente vai, com certeza, fazer nossa cidade a região muito mais forte, muito mais coesa e produtiva nessa busca da nova indústria”, disse Alexandre.

Para a deputada Graciela, a presença do secretário foi importante para que ele possa conhecer de perto a realidade do setor produtivo local. “Há anos, empresas da região, principalmente, as do setor calçadista, estão sofrendo com a guerra fiscal. Nossa mão de obra é qualificada e reconhecida em todo o País, mas os empresários são prejudicados pela concorrência desleal. O governador Tarcísio adotou medida importante ao publicar decreto reduzindo o ICMS de vários setores, entre eles, dos calçados. Foi um passo importante, mas é preciso avançar. As empresas precisam de apoio para que tenham condições de produzir, gerar empregos e movimentar a economia”.

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Cristina
    31/03/2023
    https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3422/5100.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • Belchior De Melo Santos
    30/03/2023
    ...agora que viram que São Paulo está levando surra de Minas Gerais??? Franca nem é cogitada quando se trata de novas empresas, quase nenhuma esmpresa avalia como bom custo benefício instalar sua empresa em Franca,a cidade é o \"cú\" do estado,perderam várias empresas, recentemente, perderam a HEINEKEN para Passos...Franca não atrai,não tem atrativos...Minas Gerais pega tudo por perto na nossa região...
  • Sólorota da silva
    30/03/2023
    Papo pra conseguir a reeleição.
  • Rogerio
    30/03/2023
    quem move o país é o povo, a força trabalhista