FUNCIONALISMO

Servidores de Bauru programaram greve para esta quinta

Ao contrário de outras paralisações, a esta terá duração de apenas um dia

Por André Fleury Moraes | 29/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

André Fleury Moraes

Há pouco mais de duas semanas, Sinserm promoveu protesto na praça Rui Barbosa pela campanha salarial
Há pouco mais de duas semanas, Sinserm promoveu protesto na praça Rui Barbosa pela campanha salarial

Servidores públicos de Bauru programam paralisar suas atividades durante o dia todo nesta quinta-feira (30) em protesto contra os 6% de reajuste salarial propostos pelo governo Suéllen Rosim (PSD). O sindicato da categoria pede 12% de reposição.

Ao contrário de outras greves, a paralisação terá duração de apenas um dia e não deve promover passeatas nas ruas, por exemplo. Uma única mobilização está prevista para as 16h desta quinta, em frente ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru.

A expectativa é de que, ao menos no âmbito do paço municipal, todos os servidores participem da paralisação. Uma única escola municipal confirmou adesão total ao movimento até agora, a EMEF Ivan Engler, no Jardim Vitória.

Profissionais da instituição, segundo apurou o JC, passaram o dia hoje avisando os pais dos alunos sobre o protesto desta quinta.

A proposta da prefeitura, apresentada em reunião no Palácio das Cerejeiras em 15 de março, inclui 6% de reajuste aos vencimentos tanto dos servidores ativos como dos inativos. O mesmo índice de reajuste será concedido ao vale-alimentação.

O projeto vale também para o DAE, que é uma autarquia, mas não à Emdurb - que funciona em regime de empresa pública e condicionou o reajuste salarial a seus funcionários à aprovação de um pacote de medidas orçamentárias que visam o reequilíbrio financeiro da empresa, cujos resultados orçamentários têm sido sucessivamente deficitários.

Nas tratativas com o sindicato, Suéllen e seu secretário de Finanças, Everton Basílio, foram claros no sentido de que a proposta atual é o limite do que o governo pode oferecer. O sindicato, no entanto, tenta negociar os valores.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.