
Frio e fondue são duas coisas que combinam perfeitamente, tanto em suas versões clássicas e tradicionais, quanto releituras modernas. De origem suíça, as características que mais explicam esse preparo é o uso de queijo ou chocolate. Além disso, é obrigatoriamente servido quente.
Nessa época do ano, os consumidores costumam buscar produtos, como vinhos, além de fondue, queijos e chocolates. Hoje em dia, o prato já é tendência em diversos restaurantes da cidade, segundo afirma o chef de cozinha da Verace Cantina, Marcio Toral. "Acho o crescimento do consumo de fondue muito pertinente, pois os brasileiros nos últimos anos estão apreciando mais a culinária internacional, principalmente a europeia. E a tendência é só aumentar."
Além dos tradicionais fondues, também estão surgindo releituras inovadoras do alimento, como é o caso da Amanda Rozatti, 28, empresária e funcionária do restaurante fundado pela sua mãe, Coxinhas da Vovó. Amanda decidiu inovar e criar uma nova opção de fondue, que já virou um sucesso em seu estabelecimento. "A ideia do fondue surgiu em junho de 2020. Com a chegada do frio estávamos em busca de inovação para o nosso negócio, foi então que decidimos juntar a coxinha e o fondue, combinação mais que perfeita para o frio. Sem dúvida, ele é o mais procurado em nossos cardápios e vem se tornando nosso queridinho", completa.
Para o chef de cozinha e confeiteiro Gabriel Clemente, de 22 anos, o fondue é um prato que consegue conquistar todos os paladares. "O fondue é um prato que conquistou muito o brasileiro pela sua simplicidade no consumo e na sua preparação. É claro que é um prato no qual tem a visão de ser algo de elite, mas na minha visão é um negócio simples, aconchegante e bem amoroso, combina muito com o clima de inverno."
O elitismo do fondue vem por conta dos seus ingredientes refinados e com custo maior. O chef Márcio Toral deu algumas dicas para as pessoas prepararem um fondue em casa, de maneira mais simplificada. "Todo mundo pode fazer um fondue muito bom em casa, gastando menos e indo naquela proposta de modificação da receita tradicional, usando queijos mais baratos, como muçarela, requeijão, queijo prato e gorgonzola, acompanhados do pão de sua preferência."
Confira a receita:
INGREDIENTES
2 copos de requeijão (200ml)
2 caixinha de creme de leite (200ml cada )
250g de mussarela
50g de gorgonzola
100g de queijo prato
1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Coloque o creme de leite e o requeijão em uma panela. Deixe ferver, sempre cuidando para não queimar o fundo. Sempre em fogo baixo, em seguida acrescente a mussarela, o queijo prato, o gorgonzola e o sal à gosto. Mantenha no fogo até os queijos derreterem e ficar uma mistura bem homogênica. Acompanha pão de sua preferência