Sajotur completa 61 anos fazendo história e realizando sonhos


| Tempo de leitura: 4 min

A empresa São João Turismo, popularmente conhecida como Sajotur, completa neste domingo 61 anos de uma história que une serviços de fretamento, corporativo e turismo, além de ser uma empresa que se tornou um dos grandes polos de captação de profissionais da área.

Foi com o empresário Antonio Balzanelli, em 1954, que a empresa começou a ganhar vida. Ele adquiriu os direitos de propriedade sobre a antiga Auto Ônibus Jarinu, ligação entre Jarinu e Jundiaí, começando com a Auto Viação Balzanelli.

Seis anos depois, por uma transformação de razão social, a empresa passou a se chamar São João de Turismo Ltda., com a entrada dos filhos Gothardo, Hermes, Paulo e Pedro Balzanelli e do mecânico Waldemar Roncoletta na sociedade.

A neta de Balzanelli, a advogada e sócia da Sajotur, Keller Balzanelli, relata que a empresa passou a operar no sistema de fretamento contínuo das indústrias. Os primeiros clientes eram fábricas importantes, como Paoletti, Vigorelli, Sifco, Tutex, Colégio Técnico, AEG, Ginásio São Vicente de Paula, Promeca e Ideal Standard.

"Inicialmente a empresa realizava viagens turísticas para as praias de Santos e Aparecida do Norte. Foi a partir de 1975, com a inauguração da Agência de Turismo São João, que foram incluídos todos os destinos mundiais, sendo os nacionais com operação própria e os demais representando operadoras do mercado", explica Keller.

Ao todo são 11 sócios que cresceram na empresa e hoje atuam em diversas frentes da Sajotur. "A transição entre gerações foi muito natural, pois havia uma boa interação entre os envolvidos. Nosso crescimento foi sempre estruturado e dosado na mesma velocidade do crescimento de nossos clientes", afirma a sócia.

HISTÓRIA

A Sajotur oferece o transporte de passageiros para indústrias, escolas, igrejas e fretamento contínuo ou eventual. Além disso, também realiza viagens turísticas, excursões, viagens para shows, teatros e passeios para parques temáticos. "Nós também fazemos reservas e emissões de passagens nacionais e internacionais, reservas de hotéis, veículos de aluguel e diversos outros serviços", completa Keller.

Nem a pandemia foi capaz de atingir o funcionamento e legado da Sajotur. Na área de turismo, a empresa deixou de representar, temporariamente, as operadoras de viagens, mas continua funcionando com operação própria e reduzida, em função da baixa procura.

"Continuamos algumas viagens, mas seguindo todos os cuidados para preservar o bem-estar dos passageiros. Na área do fretamento para indústrias, estamos trabalhando quase normalmente, pois nossos clientes não pararam, mas os cuidados com a higienização faz parte do trabalho diário", explica.

INOVAÇÃO

Celebrar os 61 anos da São João Turismo significa que a empresa conseguiu atravessar todas as fases econômicas do país. "É muito importante comemorar essa vitória, conseguida com muito esforço e dedicação. É mais importante ainda agradecer a Deus por nos abençoar e suprir nossas necessidades, nossos pais pela visão e empreendedorismo, nossos colaboradores pelo esforço e dedicação, nossos clientes pela parceria e a população jundiaiense por confiar suas vidas em nossas mãos", aponta a sócia.

A empresa busca proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para colaboradores e clientes, que também recebem atendimento individualizado, para suprir as necessidades de cada um e conquistar a fidelização. "Temos grande preocupação com nossos colaboradores, clientes, com a comunidade e o meio ambiente. Trabalhamos sempre buscando o bem estar das pessoas", diz Keller.

Um exemplo dessa preocupação com os funcionários é o motorista Jaime Donizete Ferreira. Há cinco anos na empresa, ele fala do ambiente familiar oferecido.

"Os patrões estão sempre dispostos a ajudar quando precisamos, o que me faz sentir muito honrado por ter esse emprego", explica.

O motorista faz várias viagens com colaboradores de empresas durante a semana e, aos finais de semana, opera no ônibus 21, um carro antigo da frota que foi reformado. "As viagens contam com o guia turístico e passeamos por Jundiaí. Eu adoro o meu trabalho, não tenho do que reclamar", ressalta.

O compromisso com o meio ambiente também é indiscutível. "Nossa frota passa por monitoramento da emissão de fumaça. Em dezembro do ano passado recebemos o 'Selo Despoluir', garantindo a melhoria da qualidade do ar", aponta Keller.

Apesar das incertezas do futuro, a Sajotur continua movida pela confiança no serviço que oferece. "São os tempos difíceis que nos ensinam a superar crises. São 61 anos de história, com momentos bons e desafiadores. Nenhum deles nos fez desistir de lutar", diz a sócia.

Comentários

Comentários