Policiais militares, socorristas do Corpo de Bombeiros e médicos da Santa Casa de Itatiba salvaram a vida de um bebê de apenas três meses, nesta sexta-feira (30), em Itatiba. A criança estava engasgada, ficou desfalecida e sofreu parada respiratória e cardiorrespiratória.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de uma criança engasgada. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o bebê já estava desacordado e iniciaram imediatamente os primeiros socorros.
Foram realizadas manobras de desengasgo, porém sem sucesso inicial. Com a ausência de sinais vitais, os PMs mantiveram os procedimentos de emergência, seguindo orientações repassadas pelo Corpo de Bombeiros por telefone, e iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar, que continuaram até a chegada da equipe de resgate.
Na sequência, os bombeiros assumiram o atendimento e encaminharam a criança ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Itatiba. Paralelamente, equipes da Polícia Militar deslocaram-se antecipadamente ao hospital para alertar a equipe médica sobre a chegada do bebê em parada respiratória e cardiorrespiratória, permitindo a preparação imediata para o atendimento.
Na unidade hospitalar, os médicos realizaram procedimentos intensivos de emergência e, após cerca de 20 minutos de reanimação, conseguiram restabelecer os batimentos cardíacos da criança, que voltou a apresentar sinais vitais. Em seguida, o bebê foi transferido para o Hospital da Unicamp.