NOITE TRANQUILA

Vereadores aprovam lei que autoriza uso de drones contra a dengue

Por Felipe Torezim |
| Tempo de leitura: 2 min
Samuel Silva / Jornal de Jundiaí
Mudança das sessões para a noite permite grande presença de público em quase toda terça-feira
Mudança das sessões para a noite permite grande presença de público em quase toda terça-feira

Como de costume, desde que as sessões ordinárias voltaram ao período noturno, a Câmara Municipal recebeu grande público nesta terça-feira (16). Os vereadores seguiram a tônica das últimas semanas, não teceram críticas à administração e, de forma direta e objetiva, focaram na aprovação de Projetos de Lei (PL). Destaque para o PL nº 14.889/2025, do Executivo, que autoriza o uso de drones para desenvolver ações de combate à dengue e outras doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, o município pode utilizar a tecnologia para captação de imagens aéreas de imóveis cuja inspeção não possa ser realizada na forma usual, e dispersão de mecanismos de controle vetorial, mediante aprovação das autoridades sanitárias.

Morador e um dos representantes da região que historicamente apresenta mais casos da doença, Romildo Antonio (PSDB) elogiou a iniciativa. “É fundamental ter o drone voando para localizar focos de dengue em obras e locais fechados. Descobrindo onde tem água parada, é possível tomar as providências para reduzir os danos de uma doença séria, que pode matar”, comenta.

Segundo o boletim epidemiológico disponível no site da Prefeitura de Jundiaí, até o dia 13 de setembro, o Residencial Jundiaí é o local que demanda mais atenção, com 696 casos, seguido pelo Jardim Novo Horizonte, com 625 casos. A cidade totaliza 7.560 casos, sendo 7.223 autóctones – ou seja, contraídos na cidade.

O vereador Henrique Parra (PSOL) pediu a palavra para justificar o voto favorável. O parlamentar elogiou a iniciativa, que irá potencializar a saúde pública, mas fez um alerta. “O texto abre possibilidade para o uso do drone para qualquer uso administrativo. Fica o alerta para que a administração tenha cuidados para evitar a invasão de privacidade.”

Outro PL que gerou elogios foi o nº 14.926/2025, de autoria do vereador João Victor (PL), que responsabiliza tutores por animais de grande porte soltos em vias públicas. O projeto visa garantir maior segurança às vias públicas do município de Jundiaí, bem como promover o bem-estar animal e responsabilizar os tutores por práticas negligentes.

Chamou o público

A aprovação do PL nº 14.785/2025, de Juninho Adilson (União), que inclui no Calendário Municipal de Eventos o Dia Municipal da Viola Caipira, em 13 de julho, arrancou aplausos do grupo de violeiros presentes na sessão. Os violeiros desceram para tirar fotos e celebrar com os vereadores.

Cristiano Lopes (PP) teve aprovado o PL nº 14.827/2025, que assegura às pessoas com deficiência ou com necessidades especiais o direito de serem acompanhadas por cães de assistência em sua locomoção e acesso, em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo na cidade. O momento também arrancou aplausos dos presentes – dentre eles, Bruna e o seu cachorro de assistência, Fofó.

A vereadora Mariana Janeiro (PT) apresentou o PL nº 14.767/2025, que institui a Política Municipal de Cuidados. O projeto visa cuidar de quem precisa de cuidados e também dos cuidadores, sobretudo das mulheres, maioria na prestação desses cuidados. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Comentários

Comentários