O Poder Executivo encaminhou à Câmara Municipal, nesta semana, a proposta de reestruturação administrativa da Prefeitura de Jundiaí. A reforma, segundo a Prefeitura, foi desenhada sem aumento de custos para os cofres públicos. Pelo contrário: a estimativa é de uma economia superior a R$ 2 milhões durante os quatro anos da gestão, mesmo com o fortalecimento de áreas estratégicas e melhorias nos processos internos. A expectativa é que o projeto seja colocado para votação na próxima terça-feira (12).
Segundo a administração municipal, a proposta visa modernizar a estrutura da Prefeitura, com foco em eficiência, inovação e economia de recursos. Entre os pontos centrais está a transformação da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) em Secretaria Municipal de Habitação Social. A mudança incorpora a fundação à administração direta e visa aumentar a transparência, o controle e a efetividade das políticas habitacionais.
Outra alteração importante é a separação das atuais Secretarias de Governo e Finanças, que passarão a atuar de forma independente. A ideia é permitir uma atuação mais focada e especializada dos componentes das equipes, sendo uma pasta dedicada à articulação política e ao planejamento estratégico e outra voltada ao controle orçamentário e à gestão fiscal.
A proposta também prevê a padronização da nomenclatura das unidades administrativas. Ou seja, as Unidades de Gestão serão substituídas pelas Secretarias Municipais, retomando ao que era até o fim de 2016.
Em nota, a Prefeitura afirmou que a reestruturação reafirma o compromisso da atual gestão com a transparência, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e a preparação da máquina pública para os desafios dos próximos anos.A construção da proposta foi liderada pela Secretaria de Governo, com apoio técnico da Secretaria de Finanças, da Procuradoria do Município, da Administração e Gestão de Pessoas, e com diálogo com as demais pastas.