VISITA ESPECIAL

Cia. Jovem recebe SP Escola de Dança para dia de intercâmbio

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMJ
Na Sala Fepasa do Espaço Expressa, Cia. jundiaiense apresentou duas das coreografias de seu repertório
Na Sala Fepasa do Espaço Expressa, Cia. jundiaiense apresentou duas das coreografias de seu repertório

A Cia. Jovem de Dança recebeu, no Espaço Expressa, a visita especial de um grupo de estudantes São Paulo Escola de Dança (SPED). Com foco no intercâmbio de produção daquela linguagem artística, a visita para conferir o trabalho do corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí foi um pedido da escola paulistana, cuja mantenedora é a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e que tem gestão da Associação Pró-Dança.

“Dentro das propostas de nossos cursos regulares profissionalizantes, dos quais estes jovens fazem parte, temos uma série de ações paralelas e de intercâmbio e, articulado pela nossa diretora Inês Bogéa, surgiu a proposta de vir para Jundiaí. Ficamos muito impressionados com a robustez da estrutura, quantidade de ações e recursos envolvidos, além da forma arrojada com que o trabalho é conduzido e aponta para o desenvolvimento social por meio do fazer cultural e artístico”, comentou Thiago Arruda, coordenador de Oportunidades e Projetos da SPED, que acompanhou os cerca de 30 jovens.

A visita teve início na Sala Fepasa, onde a Cia. realiza seus ensaios e apresentou aos visitantes sua rotina inicial diária de aquecimento. Em seguida, os bailarinos performaram duas das coreografias de seu repertório: “Aquilo que guardo”, obra assinada por Sarah Raquel que propõe um mergulho no universo poético da cantora Elis Regina, e “Hu.ga”, coreografia de Alex Soares que traz em seu nome a transcrição fonética da expressão “hygge”, conceito associado ao afeto fraterno e intimidade de alma buscados pelos dinamarqueses durante o inverno europeu rigoroso.

Após acompanharem o aquecimento e as apresentações de coreografias da Cia. Jovem, os bailarinos e equipes de ambos os grupos se deslocaram para a Sala São Paulo Minas, a sala de cinema do Expressa, para um bate papo e troca de experiências e impressões. Os visitantes puderam conferir também materiais audiovisuais produzidos pela companhia jundiaiense, como a série de vídeos produzidos para o Mês do Patrimônio de 2021 e que rendeu ao grupo um de seus Prêmios da APCA.

No grupo da SPED, a jovem Jéssica Ramalho, de 29 anos, compartilhou sua impressão positiva do grupo e do dia de atividades. “Conheci o trabalho da Cia. Jovem no Enredança do ano passado, do qual participei com a escola em que trabalho, de Caieiras. Já na abertura do festival, fui impactada com a participação deles na abertura, quando apresentaram as coreografias ‘Dança pra Lua’ e ‘Aquilo que guardo’, que pude rever hoje numa perspectiva diferente. São poucas as Prefeituras que lidam assim financeiramente com a produção artística e dão uma oportunidade para o artista da Dança para além de lecionar. Que bom seria se outras Prefeituras também tivessem esta iniciativa”, comentou a jovem, que cursa Técnicas de Dança Moderna e Contemporânea na SPED.

Alex Soares, diretor artístico da companhia jundiaiense, ressaltou a importância da visita. “Com esta visita da SPED, é mais uma parceria que se estreita com a nossa companhia, que tem em seu perfil jovem uma importante frente formadora e propulsora de talentos na dança, representada por muitos de nossos antigos bailarinos que, atualmente, atuam no Brasil e no mundo. A Cia. Jovem é um motivo de orgulho para Jundiaí e, neste espaço de seu pertencimento à cidade, chega por meio destas visitas e parcerias ao conhecimento de novos públicos.

A visita pelo Espaço Expressa foi conduzida pelas produtoras dos corpos artísticos e incluiu ainda diversas imediações do equipamento cultural, como a Sala Santos-Jundiaí de espetáculo, a plataforma Turística, o Museu dos Ferroviários e as salas de ensaios de outros corpos artísticos, como o espaço dos Corais Municipais e a Sala São Paulo Railway, onde os visitantes também foram recebidos pelo elenco e equipe técnica da Companhia de Teatro de Jundiaí.

Antes do voltar para a capital, no período da tarde, o grupo visitou o Centro Histórico de Jundiaí, passando pelo Teatro Polytheama e pela Sala Glória Rocha do Centro das Artes, principais palcos para as apresentações da Cia. Jovem de Dança em Jundiaí.

Comentários

Comentários