
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz branco
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 2 paus de canela
- Cascas de um limão siciliano pequeno
Caramelo
- 1 caixinha de creme de leite
- 120 gramas de açúcar refinado
Presença garantida nas festas juninas, o arroz-doce lembra infância e pode ser consumido o ano inteiro. Simples de preparar, seu segredo está em cozinhar bem os grãos, até que pressionando um deles entre dois dedos ele facilmente perca a forma. Assim o resultado final será um doce bem cremoso. Também é uma iguaria econômica, pois pede poucos ingredientes. Para conferir um toque especial, pode-se acrescentar casca de limão ou laranja, baunilha ou canela, que entra em forma de casca ou em pó. Na receita mostrada na ilustração o arroz-doce é coberto por um caramelo que faz diferença na apresentação e enriquece o sabor.
Reúna numa panela de lados altos (para não derramar) e fundo grosso o arroz, a água, as cascas de limão, os paus de canela e a pitada de sal. Deixe cozinhar até o arroz ficar bem macio. Quando isso acontecer e a água secar, retire a canela e as cascas e vá juntando o leite aos poucos. Mantendo a chama baixa, mexa sem parar evitando grudar no fundo. Estando o leite todo integrado, agregue o leite condensado, misture, retire do fogo e transfira para uma tigela, cobrindo com filme plástico para não criar película na superfície. Leve à geladeira enquanto prepara o caramelo. Use uma panelinha e aqueça o creme de leite em fogo brando, cuidando para não ferver. Reserve. Em outra panelinha, também de fundo grosso, queime metade do açúcar, ou seja, coloque-o na vasilha e leve ao fogo médio, até formar uma calda dourada. Mexa sem parar para que não escureça. Aos poucos agregue o restante do açúcar, mexendo sempre. Retire a panela do fogo e adicione aos poucos o creme de leite, mexendo até ficar homogêneo. Volte ao fogo baixo e assim que levantar fervura desligue.
Sirva num copo, taça ou tigela transparentes para obter efeito bonito. Preencha ¾ com o arroz-doce frio e distribua na superfície uma camada fina de caramelo. Com a ponta de um palito ou garfo mexa levemente o caramelo para que seu dourado misture-se ao branco do arroz. A gente começa a comer com os olhos.
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.