TRÂNSITO

Rodovia Dom Gabriel tem 78 acidentes só em 2025

Por Redação |
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Via Colinas
Trânsito carregado na Dom Gabriel: rodovia já registra metade dos acidentes de 2024 só no primeiro semestre deste ano
Trânsito carregado na Dom Gabriel: rodovia já registra metade dos acidentes de 2024 só no primeiro semestre deste ano

Em menos de seis meses, a Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, em Jundiaí, já registra metade dos acidentes contabilizados em todo o ano passado. De 1º de janeiro a 8 de junho de 2025, foram 78 acidentes, contra 159 ocorrências durante todo o ano de 2024, segundo dados da Via Colinas, concessionária do grupo Via Appia. Junho já é o mês com maior número de registros no ano, somando 21 acidentes até agora.

O fluxo de veículos também é intenso: em maio de 2025, o volume diário médio (VDM) foi de 74 mil veículos no trecho de Jundiaí, o que mantém a pressão constante sobre o trânsito, principalmente nos horários de pico.

Esse tráfego intenso faz parte da rotina de moradores como Ellen Fernandes, que diariamente enfrenta congestionamentos no trajeto entre o bairro Medeiros e o Centro de Jundiaí. “Para chegar antes das 8 horas no trabalho, preciso sair de casa até as 7h10. Já começo a pegar trânsito na Hermenegildo Tonoli e, na Dom Gabriel, o sufoco é ainda maior, com acidentes quase todos os dias”, relata.

Em dias de chuva, o tempo de deslocamento pode chegar a 1h30, devido aos congestionamentos que se formam desde o Sucos Rondon, um dos pontos críticos da rodovia. Sem trânsito, o percurso pode ser feito em 20 minutos.

A concessionária destaca que, desde o início da concessão, em 2000, já investiu mais de R$ 2 bilhões em melhorias nas rodovias sob sua administração. Todo o trecho da SP-300 é duplicado e possui sinalização e equipamentos de segurança, de acordo com as normas do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Para tentar reduzir a dependência das rodovias, especialmente para quem mora na região do Vetor Oeste, a Prefeitura de Jundiaí trabalha em estudos preliminares para criar novas ligações urbanas. Segundo o secretário de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, as propostas ainda não têm cronograma definido. “Estamos analisando a viabilidade de uma avenida que partiria do final da Avenida Frederico Ozanan, passaria sob as rodovias Anhanguera e Bandeirantes e seguiria até o Jardim Novo Horizonte. Também estudamos a possibilidade de ligação com Itupeva”, explica.

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