
As medidas tomadas pelo Governo Federal para estancar a crise causada pelo revelação de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não refletiram no cotidiano dos aposentados lesados e estão prejudicando as entidades que atendem este público. Esta é a avaliação feita pelo presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, Paulo Santos Mendonça.
Para ele, a suspensão de todos os descontos em folha está limitando o trabalho das entidades sérias, que de fato atuam com os aposentados, em especial neste momento de muitas dúvidas e necessidade de assessoria. “Estamos recebendo pessoas com dúvidas, orientamos sobre o que tem que fazer, quais são os descontos legais e como identificar quais são não foram autorizados. É um momento que estamos trabalhando mais e sem receber recursos, uma vez que estão suspensos”, explica.
O presidente da Associação diz que há anos fazem o alerta sobre os golpes de falsas entidades realizando descontos e entrando em contato com aposentados para pagamento de contribuições ilegais. Ele destaca ainda que a entidade tem procedimentos rígidos para realizar os descontos em folha e todos os cuidados para garantir a segurança. “Temos uma ficha cadastral autorizando até mesmo identificação biométrica. Tudo para evitar fraudes”, diz, lembrando que os descontos em folha são a melhor forma para viabilizar o trabalho das associações e facilitar também para os aposentados associados. “Além de atender os sócios, oferecemos orientação à quem ainda não é. Portanto quem tem dúvida, pode vir nos procurar. A dificuldade no momento é ver que o Governo, nesta ansiedade de resolver, está novamente prejudicando. O que tem que ser feito é identificar as entidades fraudulentas, não punir todas”, opina.
Operação Sem Desconto
Nesta quinta-feira (8), o Governo Federal realizou uma coletiva de imprensa para atualização da Operação Sem Desconto. Os ministros da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho, da Previdência Social, Wolney Queiroz e o presidente do INSS, Gilberto Waller, concederam entrevista e informaram os próximos passos.
Gilberto Waller disse que o órgão vai informar aos aposentados e pensionistas cada desconto associativo que foi realizado nos últimos anos para que o beneficiário reconheça se houve autorização ou não. Os canais oficiais de comunicação serão a ferramenta Meu INSS, pelo computador ou aplicativo, e a central 135, por telefone.
Ao todo, 9 milhões de beneficiários do INSS vão receber o informe de que tiveram algum desconto em suas aposentadorias e pensões, a partir da próxima terça-feira (13). Já outros 27 milhões de segurados estão recebendo nesta quinta-feira a informação de que não sofreram qualquer desconto associativo: “para eles ficarem tranquilos”, disse Waller. O presidente da autarquia lembrou que essa comunicação está acontecendo, exclusivamente, pelo canal Meu INSS.
A partir da próxima terça-feira, nesses canais oficiais, serão informados os nomes das associações e o valor dos descontos realizados na folha de pagamento das aposentadorias e pensões. A partir do dia seguinte, quarta-feira (14), o pensionista poderá indicar se deu autorização para o desconto.