POUPATEMPO

Intervenção irregular em patrimônio tombado mobiliza Prefeitura

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico amanheceu com pintura irregular nesta sexta (25)
Imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico amanheceu com pintura irregular nesta sexta (25)

Após uma série de denúncias enviadas ao Jornal de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí confirmou nesta sexta-feira (25) que uma intervenção pictórica foi realizada, sem autorização, nos alicerces do galpão que abriga a unidade do Poupatempo, localizado no Complexo FEPASA — imóvel reconhecido como patrimônio histórico e cultural pelos órgãos COMPAC (municipal), CONDEPHAAT (estadual) e IPHAN (federal).

O Complexo FEPASA é o único patrimônio material do Município com tombamento em nível nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com a administração municipal, a pintura foi constatada por servidores da Unidade de Gestão de Cultura logo no início do expediente. A intervenção, no entanto, não havia sido comunicada previamente nem obteve autorização dos órgãos competentes de preservação do patrimônio.

Questionada sobre a autoria, a coordenação do Poupatempo informou que a ação foi realizada de forma isolada por um funcionário do setor de manutenção, sem o conhecimento ou aval da chefia local.

Considerando a gravidade da intervenção em um bem tombado, a Unidade de Gestão de Cultura iniciou, de imediato, tratativas com os órgãos de tutela patrimonial para formalizar a denúncia e alinhar os trâmites técnicos e legais necessários à remoção da pintura. A medida visa garantir a restauração da integridade estética e histórica do espaço.

A gestora da pasta, Clarina Fasanaro, juntamente com os diretores Fernando Maranha Peche (Departamento de Patrimônio Histórico) e Isabel Cristina Soares (Gestão do Complexo FEPASA), lidera as diligências para reparação do dano e responsabilização dos envolvidos. Segundo a Prefeitura, o objetivo é assegurar a preservação do patrimônio público e o cumprimento da legislação de proteção cultural.

Comentários

Comentários