O Galo perdeu para a União Barbarense, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí, pelo primeiro jogo da final da Série A4 do Campeonato Paulista. Com o resultado, o Galo se distanciou do título da competição, que será definido no próximo sábado (26), às 15h, em Santa Bárbara.
O resultado foi muito negativo para o Galo, por que, com a melhor campanha da Série A4, a União Barbarense tem a vantagem do empate no placar agregado, ou seja, o Paulista precisa vencer o jogo de sábado por pelo menos dois gols de diferença para levantar o caneco. Vale lembrar que, por chegarem na final, as duas equipes já garantiram o acesso à Série A3 de 2026.
A PARTIDA
O Galo entrou em campo com apenas uma mudança na escalação: a entrada de Ivamar no lugar de Filipinho (suspenso e machucado), porém, a ausência do meio-campista, autor de um dos gols que deu o acesso para o Galo na vitória contra o Nacional, foi muito sentida.
O primeiro tempo foi pegado e com bastante equilíbrio, mas poucas chances claras de gol e até um pouco sonolento - se não fosse a arbitragem querendo aparecer mais do que os jogadores e tirando a paciência do torcedor do Galo.
No primeiro tempo, o Paulista teve a chance de abrir o placar com Christopher, já no final da primeira etapa, após lambança do zagueiro na área, mas não balançou as redes. Já a União Barbarense não conseguiu passar pelo goleiro Lucas Gomes, que fez duas boas defesas e salvou o time jundiaiense de ser vazado antes do intervalo.
O Galo voltou para o segundo tempo mais agressivo e logo no começo teve mais uma chance clara de gol. Aos 6 minutos, Arílton recebeu pela ponta direita, fez ótima jogada no um contra um e cruzou para Ivamar dentro da área. O atacante, porém, tentou a finalização de voleio, mas furou.
Em mais uma jogada individual de Arilton, o camisa 7 recebeu um passe do Marola na entrada da área e foi derrubado pelo defensor do time adversário. O árbitro não viu infração no lance e mandou o jogo seguir.
Apesar do começo empolgante do time jundiaiense no segundo tempo, em pouco menos de 20 minutos a União Barbarense jogou água no chope do Paulista. O time de Santa Bárbara aproveitou o contra-ataque com o atacante Daniel, que passou fácil pela marcação de dois defensores do Galo e tocou para Lucas Goto - que também estava livre de marcação. Em troca de passes dentro da área, a bola espirrou na zaga e sobrou para Vini, que teve toda a liberdade do mundo para chegar finalizando de fora da área, e ainda contar com a sorte de um desvio no volante do Paulista, para abrir o placar em Jundiaí. 1 a 0 para a UAB.
O Galo não desistiu de buscar o empate até o fim da partida, mas ficou no “quase”. A chance mais clara aconteceu em uma cobrança de falta de João Choco, já aos 90 minutos de jogo. A bola resvalou na trave e por muito pouco os 8.600 torcedores presentes não soltaram o grito de gol.