POLÍTICA

Pela Ordem


| Tempo de leitura: 4 min
Samuel Silva/JJ
O tradutor e intérprete de Libras participou da homenagem à mãe
O tradutor e intérprete de Libras participou da homenagem à mãe

Dia da Lei de Libras é lembrado na Tribuna Livre
O Dia Nacional da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), comemorado em 24 de abril, foi lembrado durante a sessão desta terça-feira (22). Um dos fundadores da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí (ACSJ), James Mantovani, fez uso da Tribuna Livre, falando somente em Libras, enquanto era interpretado por Luciano Germano Gonçalves, filho de outro fundador do clube e intérprete na Câmara Municipal de Jundiaí. Em seu discurso, James fez questão de destacar o quanto a inclusão tem sido praticada e ganhando mais espaço na cidade. Ele destacou que o Regimento Interno da Casa de Leis oferece mais espaço à  pessoa surda para usar a tribuna, já que a interpretação demanda mais tempo. Ainda falando sobre as necessidades de quem é surdo, James Mantovani ressaltou as dificuldades de atendimentos em diversos serviços, mas lembrou que Jundiaí tem praticado a inclusão, já que na edição da Festa da Uva deste ano foi possível ampliar a participação de pessoas surdas.
Na sequência foi feita uma homenagem à Neide Gonçalves, esposa do fundador da ACSJ, Germano Gonçalves. O filho do casal, Luciano, voltou a falar, desta vez agradecendo pela lembrança e destacando que a dificuldade dos pais, que se comunicam somente por Libras, hoje é o trabalho dele e é parte do trabalho de inclusão feito em Jundiaí.


Escala 6x1 esquenta debate entre vereadores
Se a sessão estava tranquila durante a votação dos projetos de leis, ganhou um tom mais forte no debate da Moção nº 45/2025, de apoio à proposta à PEC 8/2025 da deputada federal Érika Hilton (PSOL), que trata sobre mais dias de descanso ao trabalhador. A moção foi apresentada por Henrique Parra, do Cardume, mandato coletivo do PSOL, e não foi aprovada, com 10 votos contra dos vereadores Juninho Adilson (União), Cristiano Lopes (PP), Daniel Lemos (PSD), Faouaz Taha (PSD), João Victor (PL), Zé Dias (Republicanos), Madson Henrique (PL), Quézia de Lucca (PL), Rodrigo Albino (PL) e Tiago da El Elion (PL).A preocupação, de acordo com Madson, é se este dia a mais de descanso do trabalhador não vai impactar em custos a mais ‘na ponta’, para o consumidor. Já Henrique defendeu dizendo que não é só o dia de trabalho que compõe os preços de todos os produtos e que o dia de folga traz mais benefícios do que prejuízos. Ainda assim, apenas Dika Xique Xique (Podemos), Mariana Janeiro (PT) e Romildo Antonio (PSDB) acompanharam Henrique no voto. Nesta quinta-feira (24) haverá audiência pública às 19 horas sobre a escala 6x1 de trabalho.


Vereadores prestam homenagem ao Papa
Os vereadores dedicaram a sessão desta terça-feira (22) ao Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos. Os parlamentares fizeram um minuto de silêncio e falaram sobre as qualidades do pontífice, discurso iniciado por Zé Dias (Republicanos). A vereadora Quézia seguiu: “É um exemplo de liderança e respeito a todas as religiões”, sendo complementada por Henrique Parra (PSOL): “que seja seguido”. Os parlamentares ainda fizeram suas homenagens para o ex-assessor político e produtor cultural Márcio Ferrazzo, que faleceu aos 39 anos após ser acometido por uma grave pneumonia. O presidente da Câmara, Edicarlos Vieira (União), Mariana Janeiro (PT) e Henrique Parra falaram de lembranças pessoais como a luta para os jovens na política e da valorização do artista jundiaiense.

Presidente da Câmara faz apelo contra leilão do IAC
O presidente da Câmara, Edicarlos Vieira (União), fez um apelo aos vereadores para que se posicionem contra o leilão da fazenda em Jundiaí onde fica o Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O local, próximo ao aeroporto, deve ser vendido pelo Governo do Estado e, de acordo com Edicarlos, será um grande prejuízo para a cidade, já que o local é um patrimônio, preserva a região e trata questões ambientais. Os vereadores João Victor (PL) e Henrique Parra (PSOL) destacaram que realizarão uma visita à região, que também é próxima a Associação Mata Ciliar e se torna uma área importante de preservação. Henrique ainda destacou que já está tramitando na Casa uma moção contra o leilão, que inclusive irá prejudicar os produtores rurais de Jundiaí, já que o IAC presta assistência técnica a eles.


Agenda de Lula concorrida tem pouco espaço para reforma  
A ida do presidente Lula (PT) ao funeral do papa Francisco inclui mais um compromisso internacional na já concorrida agenda do petista, reduzindo o espaço para resolver a extensa lista de assuntos pendentes no Brasil, como crise na Abin (Agência Brasileira de Inteligência), a reforma ministerial e indicações para tribunais e agências reguladoras. A semana depois do feriado prolongado era vista por aliados como curta e desafiadora mesmo antes da morte do pontífice. A viagem a Roma, agora, irá se somar a viagens já previstas para a Rússia e China, entre 9 e 13 de maio.

“Sempre bom repetir que investigado não escolhe o juiz”, do ministro do STF, Alexandre Moraes

Comentários

Comentários