
Com clima tranquilo, a sessão desta terça-feira (22) teve uma pauta leve e sem grandes debates. O projeto de lei (PL) que movimentou os vereadores foi de autoria de Carla Basílio (PSD). De número 14.650/2025, a proposta trata sobre a criação no Calendário Municipal de Eventos do “Dia Municipal da Luta contra as Mudanças Climáticas”, em 20 de setembro. Aprovado por 16 votos, o assunto rendeu comentários entre os colegas parlamentares que parabenizaram Carla pelo seu primeiro projeto apresentado.
A autora da proposta fez questão de subir até a tribuna para justificar a criação da data e pedir apoio dos vereadores. “É fundamental tratar do clima. Estamos vivendo um ‘novo normal’, com dias muito quentes, outros de frio intenso. Temos que preservar a natureza e lutar contra estas emergências climáticas”, disse. Diversos vereadores pediram a palavra e, além de parabenizar a vereadora, opinaram sobre os principais pontos desta proposta. O vereador Romildo Antônio (PSDB) chamou atenção sobre a especulação imobiliária que ocorre na cidade. “Se fazem grandes empreendimentos e desmatam estas áreas. Não se planta uma única árvore. Só serve aos interesses capitalistas”, reclamou, citando que o projeto traz conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Ainda nesta linha, Henrique Parra, do Cardume, mandato coletivo do PSOL, lembrou que há ao menos 67 pontos espalhados pela cidade que sofrem com problemas climáticos, como alagamentos, deslizamentos e queimadas. A vereadora Mariana Janeiro (PT) também ressaltou a emergência climática que é enfrentada no momento e a especulação imobiliária. “Por isso precisamos conscientizar”, concluiu.
Quézia de Lucca (PL) comentou sobre o desenvolvimento de Jundiaí: “A cidade está crescendo e não se olha para estes cuidados”. Complementando a fala da vereadora, Zé Dias (Republicanos) destacou a importância de preservar a Serra do Japi e outros pontos da cidade. Além disso, ele concordou com Carla sobre o aumento da temperatura. “Quando trabalhava na roça, não sentia os dias tão quentes assim. Hoje em dia, às 9 horas, já está muito calor”, disse.
Com o apoio dos colegas, o projeto de Carla foi aprovado com 16 votos, apenas Rodrigo Albino (PL) não estava no momento da votação e Leandro Basson (PL) não esteve na sessão.
Mais projetos
Além do PL nº 14.650, foram aprovadas as propostas para criação da Campanha de Conscientização quanto à Epidermólise Bolhosa e a denominação Quadra Poliesportiva Emerson Moura Leite, no Complexo Cultural, Educacional e Esportivo Léo Pereira Lemos Nogueira. Foi retirado da pauta o PL nº 14.517/2025, que cria canal de denúncias no site da Prefeitura sobre fogos de artifício, queimadas e perturbação do sossego. A proposta será apresentada em outra oportunidade.