Política

Pela Ordem


| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMJ
Verba vai auxiliar na qualidade de vida em Jundiaí
Verba vai auxiliar na qualidade de vida em Jundiaí

Segurança e Esporte de Jundiaí recebem verba de R$ 350 mil
Uma verba de R$ 350 mil para as áreas de segurança e esporte em Jundiaí foram anunciadas na última semana durante a visita do deputado estadual Felipe Franco (União) ao prefeito Gustavo Martinelli. O deputado veio à cidade justamente para anunciar esta Emenda Parlamentar e destacou a ligação entre as áreas para as quais está destinando a verba. “O esporte e a segurança andam juntos. As pessoas precisam se sentir seguras ao sair para caminhar na rua ou praticar esportes em um ginásio ou centro esportivo. Essa emenda vem para contribuir com essa estrutura e garantir mais qualidade de vida para a população de Jundiaí”, disse. O prefeito Gustavo Martinelli agradeceu o repasse e reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado para o desenvolvimento da cidade. “Esse recurso vem para fortalecer duas áreas essenciais para a qualidade de vida dos moradores”, avaliou.

UE-Mercosul: 'alternativa a mundo bipolar'
Em conferência na prestigiosa escola de ciência política Sciences Po, em Paris, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o acordo entre a União Europeia e o Mercosul mais em termos políticos do que econômicos. O pacto está próximo da assinatura definitiva, mas enfrenta a oposição da França, devido ao lobby dos agricultores locais, que temem ir à falência com a concorrência dos produtos sul-americanos, sobretudo a carne brasileira. Na opinião do ministro, presidente Lula defende o acordo UE-Mercosul "menos por razões econômicas do que políticas". "Quando você olha para o acordo do ponto de vista meramente econômico, não salta à vista uma grande vantagem para o Mercosul", disse. O pacto seria seria mais "um desejo político de aproximação" com a Europa. Segundo ele, o acordo é "uma alternativa a um mundo bipolar".


STF diz que é preciso lembrar golpe de 64 'para que nunca mais se repita'
O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou nesta segunda-feira (31) uma mensagem nas redes sociais de celebração à democracia e à Constituição de 1988, numa referência ao aniversário de 61 anos do golpe militar de 1964. Com o título "Democracia: sempre o melhor caminho", o texto relembra a ditadura militar (1964-1985) e a supressão de direitos fundamentais durante os 21 anos do regime autoritário.
"A redemocratização veio com participação popular e uma Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988 - a Lei Maior, que restabeleceu garantias, o direito ao voto, a separação dos Poderes, princípios e diretrizes para reger o Estado Democrático de Direito", diz a publicação. "31 de março de 1964: lembrar para que nunca mais se repita. Hoje e sempre, celebre a democracia e a Constituição Cidadã", completa.

Reforma ministerial
O presidente Lula (PT) deve procurar presidentes de partidos que integram o governo a partir desta semana, com seu retorno ao Brasil, para avançar com as negociações de uma reforma ministerial. As conversas sobre as trocas na Esplanada se arrastam há meses, mas até o momento Lula só oficializou mudanças em pastas comandadas pelo PT. Lula quer falar  com os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do Republicanos, Marcos Pereira.

Caiado, pré-candidato
Prestes a lançar uma pré-candidatura à Presidência para 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), se movimenta para reforçar a imagem de um opositor firme do governo Lula (PT) e dar peso à agenda da segurança pública. "Não é só uma República de roubo de celular. A verdade é que ele tem que entender que ele hoje está patrocinando a transição do Brasil de um Estado democrático para um Estado do narcotráfico", diz.

“Não existe, fora da democracia, caminhos para que o Brasil seja um país mais justo e menos desigual”, do presidente Lula falando sobre o aniversário da Ditadura Militar no Brasil.

Comentários

Comentários