PADRINHO LEGAL

Novo processo de Apadrinhamento Afetivo será no fim de abril

Por Camila Bandeira |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo Pessoal
Objetivo do programa é proporcionar novas experiências e fortalecer vínculos afetivos para crianças e adolescentes acolhidos
Objetivo do programa é proporcionar novas experiências e fortalecer vínculos afetivos para crianças e adolescentes acolhidos

Um novo ciclo do programa Padrinho Legal, de Jundiaí, será realizado no dia 26 de abril, com uma capacitação para interessados em participar do apadrinhamento afetivo e financeiro. O programa tem como objetivo proporcionar novas experiências e fortalecer vínculos afetivos para crianças e adolescentes acolhidos e oferece duas modalidades: Apadrinhamento Afetivo e Apadrinhamento Financeiro.

No Apadrinhamento Afetivo, o padrinho ou madrinha cria um laço com a criança, compartilhando momentos e experiências que contribuem para seu desenvolvimento social e emocional. Essa conexão acontece gradativamente, desde visitas no abrigo até passeios externos e, em alguns casos, momentos em família nos finais de semana.

Já o Apadrinhamento Financeiro permite que padrinhos auxiliem crianças e adolescentes por meio do custeio de cursos, atividades e tratamentos, sem a necessidade de convívio presencial.

Karina Bertolo, participante do programa, destaca que a experiência trouxe aprendizado e empatia para sua família. "A cada encontro, descobrimos juntos que pequenos momentos podem ter um significado enorme. O apadrinhamento é sobre doação de amor", afirma.

Para Roseane Cruz, analista de responsabilidade social, o programa possibilitou a realização de um sonho. "Sempre quis adotar e participar do Padrinho Legal foi uma forma de me aproximar dessa realidade. Minha afilhada me mostrou que há crianças esperando apenas uma chance de serem amadas", conta.

O processo de apadrinhamento exige capacitação prévia, onde os interessados aprendem sobre a realidade das crianças acolhidas e recebem orientações sobre expectativas e desafios. Após essa etapa, há entrevistas com a equipe do fórum e momentos de conexão com as crianças e adolescentes.

Durante uma das palestras, um dos relatos apresentados mostrou como algumas crianças e adolescentes acolhidos podem ter dificuldades em situações simples do cotidiano. Um adolescente, por exemplo, ao entrar em um elevador pela primeira vez, não sabia como utilizá-lo e precisou ligar para seu padrinho para pedir ajuda. Histórias como essa evidenciam a importância do apadrinhamento para o desenvolvimento social e a autonomia desses jovens.

O impacto do apadrinhamento vai além do afeto: ele amplia horizontes e proporciona experiências antes inacessíveis para muitas crianças. Relatos mostram que situações simples, como andar de trem ou ir ao cinema, tornam-se momentos especiais de aprendizado e inclusão.

O evento será realizado no dia 26 de abril no auditório do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, das 8h30 às 13h, na Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 3. Além da capacitação, haverá uma campanha de arrecadação de leite para o FUNSS.

Comentários

Comentários