
O CIESP Jundiaí deu um passo significativo na valorização e fortalecimento do papel da mulher no setor industrial e na sociedade ao lançar o Conselho Superior Feminino (CONFEM). O evento ocorreu na quinta-feira, dia 20 de março, e contou com a presença da presidente do CONFEM Estadual, Marta Lívia Suplicy, além de diversas lideranças femininas e empresariais da região.
Marta Lívia destacou que a equidade de gênero não deve ser vista como uma imposição, mas sim como uma cultura essencial para o desenvolvimento social e econômico. “A mulher pode ocupar todos os espaços na sociedade, e iniciativas como esta são fundamentais para dar visibilidade a essa realidade”, afirmou. “A voz das mulheres da indústria é forte, é potente e vai fazer a diferença para o coletivo. Não puxe o tapete, dê a mão e puxe para cima”, aconselhou, reforçando a importante participação de Cida Gibrail à frente do Confem em Jundiaí. “Desejo que este núcleo, que foi tão sonhado por mim e pela Cida, seja um sucesso. Vamos promover a equidade a partir de ações coletivas: vejo hoje aqui, mulheres extremamente competentes e que tenho certeza, farão a diferença”, completou, apresentando as ações promovidas pelo Confem até agora. “Temos que nos posicionar e participar das pautas que nos interessam”, frisou.
Para o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, a criação do CONFEM Jundiaí representa um grande avanço para a região. “As mulheres desempenham um papel essencial nos mais diversos setores da economia, equilibrando com maestria suas múltiplas funções. Elas são líderes, gestoras, empreendedoras, trabalhadoras incansáveis e, ao mesmo tempo, mães, esposas, filhas e agentes transformadoras da sociedade”, destacou.
Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social do CIESP Jundiaí e agora também coordenadora do CONFEM Jundiaí, enfatizou a importância do novo núcleo na região. “Ter um núcleo do CONFEM na região vai possibilitar identificar e desenvolver ações que venham a fortalecer o papel da mulher no trabalho e na sociedade, podendo trazer à luz questões que ainda nos são obscuras”, afirmou.
Cida Gibrail é a presidente do Confem Jundiaí
O evento contou com a presença de lideranças do CIESP, como Vandermir Francesconi Júnior, vice-presidente da entidade que destacou os esforços da entidade em promover a equidade. “Levar o Confem para as regionais vai multiplicar as ações e a presença da mulher exponencialmente. A atuação feminina é rápida, nós deveríamos aprender com vocês: as mulheres assumem algo que é bom e conseguem turbiná-lo”, destacou. Para Francesconi Júnior, este não é um espaço dado. “É um espaço que vocês conquistam por mérito, vocês ocupam e nos lideram. Agora, temos que focar num futuro mais igual em todos os sentidos. Quero parabenizar o Marcelo Cereser por trazer o Confem para Jundiaí e por escolher a Cida Gibrail para representá-lo”, completou.
Outro representante do CIESP estadual presente no evento foi Alexandro Zavarizi, 3º diretor financeiro. A sua empresa, a Hellermann Tyton é um case de equidade em cargos de liderança. “Esta é uma tarde super importante para o CIESP Jundiaí e tenho aqui os dados de uma pesquisa norte-americana sobre a mulher na indústria e 80% das mulheres recomendam uma carreira na área de manufatura e essa é uma realidade global: vocês podem ocupar os espaços que quiserem”, reforçou.
Além das lideranças do CIESP, participaram as 16 conselheiras que agora compõem o conselho regional de Jundiaí e convidadas de destaque, como a prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes, e a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Jarinu, Iohana Janing, que representou a prefeita Débora Prado. A prefeita de Cabreúva parabenizou a iniciativa do CIESP. “Nos espaços de poder, a mulher não pode ser só 100%, ela precisa ser 1000%. Que sejamos mulheres que abrem portas para outras mulheres”, aconselhou.
Cláudia Saka e Karen Pegorari, do Confem Estadual, apresentaram o programa Elas na Indústria, mostrando a evolução ao longo dos anos e a ascensão do programa após Marta Lívia Suplicy assumir o Confem. O programa é gratuito, com o objetivo de ampliar o número de mulheres no setor industrial e sensibilizar empresários e líderes sobre os benefícios econõmicos e sociais da equidade de gênero para a sustentabilidade dos negócios. “Atuamos em três eixos: mulheres naoperação, mulheres na liderança e mulheres à frente de negócios. Em cinco edições, o programa já atendeu 1.860 mulheres: 930 mentoras e 930 mentoradas. A sexta edição está em fase inicial, mas já temos 928 mentoras inscritas e 719 mentoradas inscritas”, comemoram Cláudia e Karen.
Após a cerimônia de lançamento, um coquetel foi servido para comemorar este novo momento para o CIESP Jundiaí. “Com a criação do CONFEM Jundiaí, o CIESP reforça seu compromisso com a equidade de gênero e a promoção da participação feminina em todas as esferas da sociedade, fortalecendo a representatividade das mulheres no setor industrial e empresarial”, reforçou Cida Gibrail,presidente do Confem Jundiaí, convidando a todos que visitem a Exposição Mulheres no Comando que a cada semana traz um destaque feminino da indústria de Jundiaí e Região.
A Exposição Mulheres no Comando pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no CIESP Jundiaí que fica na Avenida Doroty Nano Martinasso, 150,em frente ao SESI Vila Hortolândia.