
O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (Pait), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, abre, neste mês, cinco turmas para quem deseja parar de fumar. O acompanhamento para quem quer abandonar o cigarro convencional ou o eletrônico (vape) é completo e gratuito.
Na terça (11), às 9h30, um novo grupo começa na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos). Na quinta-feira (13), às 14h, será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas (rua Uva Niagara, s/nº). Já no dia 17, às 18h, será iniciada uma nova turma no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos — Cemeja (rua José do Patrocínio, 200, Complexo Argos); no dia 19, às 14h, no Núcleo Integrado de Saúde — NIS (avenida Carlos Salles Block, 74, Parque do Colégio), e no dia 21, às 14h, na UBS Guanabara (rua Cacilda Becker, 203).
A inscrição é feita no local, bastando apresentar o CPF e o cartão de cadastro da UBS ou da Clínica da Família. Ao todo, são oito encontros, onde há oferta de acompanhamento aos participantes a partir de ações coletivas e individualizadas, e, havendo a necessidade, também é feita a dispensação de medicamentos pela equipe médica.
Atendimentos
Em 17 anos, o Pait de Jundiaí — reconhecido no Estado como modelo de controle à doença — atendeu mais de 10 mil pessoas. Em 2024, o programa somou 3.453 atendimentos. Neste ano, mais de 580 já foram realizados.
Quem passou pelo grupo destaca os benefícios. “Estou há 95 dias sem o tabaco e me sinto muito bem em todos os sentidos”, conta o motorista Marcelo Santos Kavaguchi. “Eu tinha vontade, mas não tinha fé em mim mesmo. Com a ajuda ofertada no Pait, eu consegui. A pessoa que fuma não quer saber os malefícios do cigarro. Lá, eu comecei a ter conhecimento, a ter exemplos. Hoje, também levo minha mãe, que completou 15 dias sem o cigarro e é outra pessoa, respira melhor, está bem. Não é uma jornada fácil, mas é possível. Recomendo e convido todos para entrarem”, acrescenta Kavaguchi.