TECNOLOGIA

Redes sociais influenciam campanhas eleitorais de 2026

Por Amanda Martins |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Para especialistas e líderes de partidos, redes têm de ser consolidadas desde já
Para especialistas e líderes de partidos, redes têm de ser consolidadas desde já

Com eleições previstas para o próximo ano, especialistas e líderes partidários afirmam que o uso das redes sociais é importante para quem deseja se candidatar como deputado. Em Jundiaí, o nome do vice-prefeito Ricardo Benassi (Novo) é cotado como possível candidato a deputado na próxima eleição, mas sua assessoria de imprensa destacou que ainda é muito cedo para qualquer discussão sobre as eleições de 2026. 

Para  Rosangela Portella, consultora em comunicação e mentora, não há como evitar as redes sociais hoje em dia. “Quem vai ganhar é quem tem maior número de likes nas mídias, nas redes sociais. Então quem está aproveitando bem as mídias sociais, vai conseguir ter um bom resultado. Com a ressalva, as pessoas não são mais idiotas, as pessoas estão verificando se o que os deputados ou os candidatos estão falando é verdade ou não.”

O sociólogo e cientista político, Samuel Vidilli, diz que um candidato nunca deixa de ser candidato enquanto ele quer seguir na vida política. Segundo ele, o candidato deve se manter sempre presente, para não cair em esquecimento, e dar mais ênfase no período eleitoral. ”É um risco sempre, há de se tomar cuidado, porque excesso de visualizações pode ser considerado, dependendo do que ele fala e de como ele age, como campanha antecipada. Então, a partir das interações com o povo, das votações anteriores, os partidos acabam escolhendo os seus nomes favoritos para concorrer.”

O presidente do PT em Jundiaí, Ederson Felipe, explica que, no município, quem escolhe os candidatos é o PT estadual e nacional, por conta da chapa. “O que temos aqui muito consolidado é que, se a Mariana Janeiro quiser se candidatar, tanto a federal, quanto a estadual, seria uma grande aposta do PT novamente, tendo ele o seu resultado eleitoral dos últimos tempos e a sua candidatura a vereadora muito positivamente.” Além disso, ele destaca a importância do uso das redes sociais na campanha. “As redes sociais também exercem um papel muito importante para a escolha dos candidatos. E, lógico, todo mundo que quer ser candidato ou que pretende ter uma carreira vai ter que investir muito tempo.”

Juninho Adilson, vereador e líder do partido União, também opina que as redes sociais serão decisivas para quem quer se candidatar em 2026, como já acontece nos últimos anos. “Hoje, a construção de uma candidatura começa muito antes do período eleitoral, com posicionamento claro e conexão real com as pessoas. Os partidos vão observar quem tem relevância, engajamento e trabalho consolidado. Quem quiser disputar precisa mostrar empenho desde já."

Comentários

Comentários