
A exposição prolongada a temperaturas elevadas pode comprometer a capacidade do corpo de regular sua temperatura, resultando no chamado estresse térmico. O fenômeno pode causar desde desconforto até complicações graves, como desidratação, exaustão pelo calor e insolação.
"O organismo tenta se adaptar ao calor, mas quando a temperatura corporal sobe rapidamente, o corpo perde sua capacidade de proteção", explica o médico clínico geral e pneumologista Eduardo Leme Ferreira. Segundo ele, os sintomas variam de leves a graves, incluindo "dor de cabeça, pele quente e seca, confusão mental, fadiga, vertigens e náuseas". Casos mais sérios podem se tornar emergências médicas e necessitam de atendimento especializado.
Médico clínico geral e pneumologista Eduardo Leme Ferreira
Grupos mais vulneráveis incluem idosos, crianças, pessoas com doenças preexistentes e aqueles que trabalham ou praticam atividades físicas ao ar livre. Para minimizar os riscos, especialistas recomendam evitar exercícios físicos sob o sol entre 10h e 16h, manter-se hidratado, usar protetor solar e roupas leves, além de utilizar bonés, chapéus e óculos de sol.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, alerta que uma onda de calor se estabeleceu na Região Sudeste e se intensificou nesta semana. "A previsão é que o calor intenso persista até pelo menos o dia 24 de fevereiro", afirma. Mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo nesta terça-feira (18), o ar frio é fraco e já está se afastando do Brasil, o que significa que "não haverá alívio significativo" para as altas temperaturas.
Moradora de Jundiaí há 20 anos, Sheila Michelli sente os impactos do calor intenso e compara com os verões passados, lembrando que, quando se mudou para a cidade, bastava abrir a janela para ventar o suficiente para dormir bem. "Hoje em dia isso é impossível." Ela também observa mudanças estruturais na cidade. "Muitos prédios nem tinham estrutura para ar-condicionado, agora é algo comum." Mesmo em seu local de trabalho, onde há climatização, ela relata dificuldades. "Me sinto indisposta, fraca, minha pressão cai. Até no trabalho não tem sido fácil", conta.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para Jundiaí indica que, nesta terça-feira (18), o dia terá sol e muitas nuvens à tarde, com céu nublado à noite, mas sem chuva. As temperaturas variam entre 21°C e 32°C. Na quarta-feira (19) também haverá sol e muitas nuvens à tarde, mas com possibilidade de pancadas de chuva à noite, com mínima de 20°C e máxima de 32°C.