
Um vídeo enviado para a Redação do Jornal de Jundiaí, gravado na região Central da cidade, na noite da última quinta-feira (13), mostra guardas municipais disparando uma descarga elétrica com arma de choque em um homem que estava sendo abordado - pelo menos no vídeo, ele não tenta agredir os agentes ou oferece qualquer tipo de resistência. Este mesmo vídeo foi enviado para a Corporação, que foi questionada quanto a ação dos agentes. Apesar do que aparece nas imagens, a Guarda informou, por meio de nota, que a ação foi em legítima defesa, uma vez que o abordado atentou contra os agentes.
A GM havia sido acionada para atender a uma ocorrência no Terminal Central, de um homem aparentemente agressivo e armado com um cabo de vassoura, ameaçando as pessoas e gritando palavras de baixo calão. Uma equipe foi ao local e interveio na situação, tirando o homem do local onde ele causava incômodo.
Porém, um vídeo ( https://fb.watch/xMk4FiAj0e/ ) gravado por duas pessoas mostra parte da ação dos Guardas. Quem grava o vídeo, narra - o áudio foi removido para preservação das pessoas que participam: "Olha lá gente, o policial judiando do cara, bateu nele e agora atirou nele (choque)". Uma outra pessoa comenta: "grava tudo isso daí, eles não podem fazer isso, só quando reage. Gente ele não reagiu com os policiais, em nenhum momento".
A narração segue: "bateram nele com um pedaço de pau e depois atiraram nele com arma de choque, e depois atiraram de novo".
Após mais de um minuto de gravação, uma mulher grita: "vocês sabem que estão errados, ele não está reagindo. Estou gravando tudo e vou denunciar vocês"; neste momento os guardas olham para trás e alguns segundos depois a gravação se encerra.
As agressões com um pedaço de pau, narradas pelas pessoas, não aparecem no vídeo. De modo que também não aparece no vídeo o abordado investindo contra a equipe, como afirmou em nota a GM, para justificar a ação com a arma de choque. Confira a nota: "A Guarda Municipal de Jundiaí foi acionada em razão de um indivíduo, portando um cabo de vassoura, estar ameaçando e gritando com usuários do Terminal Central e de populares que por ali transitavam. Prontamente as equipes se deslocaram para o atendimento dos munícipes e ao identificar o denunciado, um homem de 27 anos de idade, claramente alterado, a Guarda Municipal verbalizou com a intenção de acalmá-lo, momento em que uma injusta agressão foi tentada pelo denunciado. Para conter o indivíduo os Guardas Municipais fizeram uso de um instrumento de menor potencial ofensivo dentro dos princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade"
A nota segue: "durante a abordagem, a Guarda Municipal acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o encaminhamento ao Hospital São Vicente, pois o homem estava visivelmente em surto. O uso do equipamento é amparado pela Lei 13.060/2014 e o Decreto Presidencial 12.341/2024. Todos os Guardas Municipais de Jundiaí são habilitados e treinados para a utilização destes equipamentos, fazendo parte da grade curricular de formação e dos estágios de qualificação profissional obrigatórios, que acontecem todos os anos, atendendo às exigências da SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública. Controlada a situação, com a chegada da ambulância, o homem foi transportado ao Pronto Atendimento do Hospital São Vicente, onde foi realizado o atendimento médico apropriado."
Comentários
1 Comentários
-
VIVALDO JOSE BRETERNITZ 15/02/2025Da próxima vez, ao invés de chamar a Guarda, chama o Batman....