
A Prefeitura de Cajamar anunciou que, pelo sexto ano consecutivo, o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será congelado em 2025 para imóveis com área territorial de até 10.000 metros quadrados. A medida foi oficializada por meio da Lei Complementar nº 241, de 27 de novembro de 2024.
Para os terrenos que excedem essa metragem, o IPTU será ajustado conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Prefeitura esclareceu que o congelamento não se aplica à Taxa de Serviço de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação Final de Lixo ou Resíduos (TSLR), conhecida como Taxa do Lixo, que será cobrada juntamente com o IPTU.
A decisão visa aliviar o impacto financeiro sobre os moradores e reflete um compromisso com a gestão fiscal responsável. O prefeito Kauãn Berto (PSD) destacou que o congelamento do IPTU visa garantir o bem-estar da população e o equilíbrio financeiro das famílias.
Para Kauãn, “a prioridade é administrar os recursos públicos de forma eficiente, assegurando a correta aplicação de cada centavo pago pelos contribuintes".
Os carnês do IPTU 2025 estão sendo distribuídos pelos Correios desde janeiro. A primeira parcela ou a cota única com 10% de desconto venceu em 31 de janeiro. Há também a opção de pagamento em cota única com 5% de desconto até 20 de fevereiro. Para quem optar pelo parcelamento, as demais parcelas vencem no dia 20 de cada mês.
A Prefeitura de Cajamar disponibiliza a segunda via dos carnês no site oficial para aqueles que não receberam o documento ou preferem a versão digital. Além disso, oferece canais de atendimento para esclarecer dúvidas sobre o IPTU e a Taxa do Lixo.