
Em Jundiaí, 6,5 mil crianças de até três anos precisam da oferta de vagas em creches públicas. No entanto, atualmente, o município tem 4.243 crianças matriculadas em escolas públicas da rede municipal. As outras cerca de 2,3 mil vão frequentar neste ano creches particulares que mantêm convênios com a prefeitura, segundo a Unidade de Gestão de Educação (UGE).
Ainda assim, o número de vagas é menor do que o observado em anos anteriores. Em 2022, por exemplo, o município teve 9.752 crianças de até três anos matriculadas em creches da rede municipal de ensino e também em escolas conveniadas. No ano de 2023, foram 7.550. Respectivamente, em 2022, o percentual de matrículas efetuadas em Educação Infantil I em Jundiaí na rede pública ou contratada em relação ao o total de inscritos (matrículas + demanda) foi de 83% e, em 2023, de 80,1%. Esses números constam no Observatório Jundiaí, que ainda não tem dados de 2024.
Para as crianças que estão em escolas particulares que mantêm convênio com a prefeitura, a UGE desembolsa R$ 985 por mês - ou 11.820 por ano - por aluno em período integral e R$ 520 por mês - 6.240 ao ano - por aluno em período parcial.
Esta demanda é para o segmento da Educação Infantil I que atende crianças de até três anos. Para os segmentos da Educação Infantil I que atende grupos de 4 e 5 anos e para o Ensino Fundamental I - do 1º ao 5º ano -, todas as vagas estão ocupadas em unidades escolares da rede municipal. A Educação municipal deve atender, conforme estabelecido por lei, crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental. A partir daí, até a conclusão do Ensino Médio, o Estado que oferece a Educação.
A fim de absorver parte da demanda e reduzir a necessidade de custeio de vagas em escolas particulares, a UGE informa também que tem planejado estruturações nas distribuições de vagas e conta ainda com a previsão de obras em unidades escolares, como a Emeb Adail de Oliveira Lenhaioli (Vila Esperança), atualmente sem atividade e com obras previstas para execução em breve, e da Emeb Helena Galimberti (Cidade Nova), em atendimento e planejamento de obras para ampliação.
A UGE informa ainda que, para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), vinculado ao Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), entre auxiliares técnicos de Educação, cuidadores e estagiários de Pedagogia, haverá neste ano letivo 415 profissionais. Somente de estagiários de Pedagogia, a fim de atender a demanda, a rede deverá passar de 170 para 200 contratados, logo no início deste ano letivo. O processo de contratação imediata segue aberto e os interessados devem enviar currículo para dein@jundiai.sp.gov.br. Em tempo, a UGE informa que há na rede municipal de ensino cerca de 37,4 mil estudantes, matriculados nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).