ARTE

‘Espólios’ e ‘Preto & Branco’ são as novas exposições do Expressa

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Em “Espólios”, visitante confere itens que compunham a rotina dos trabalhadores da ferrovia
Em “Espólios”, visitante confere itens que compunham a rotina dos trabalhadores da ferrovia

O espaço expositivo ao lado da Sala Santos-Jundiaí de espetáculos do Espaço Expressa recebeu esta semana duas novas exposições com visitação gratuitas: Espólios e Preto & Branco.

Com concepção e montagem das equipes do Departamento de Museus do Arquivo Histórico Professora Maria Ângela Borges Salvadori e do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), as exposições podem ser conferidas até o dia 31 de março deste ano.

Em “Espólios”, o visitante poderá conferir itens que compunham a rotina dos trabalhadores da ferrovia em companhias extintas que atuavam na região, como a Cia. Paulista e a Fepasa. São eles: um telégrafo com gerador de corrente do final do século 19, máquinas de escrever, radiovitrolas, calculadoras, marcadores de ponto e televisores de diversos períodos do século 20, além de diversas cadeiras, poltronas e carriolas nos mais distintos formatos e materiais.

Já “Preto & Preto” reserva aos visitantes cenas diversas da vida urbana e rural, tanto em Jundiaí como no mundo. Do município, estão presentes na exposição ruas como a Rosário e Barão, rostos anônimos e conhecidos, como a professora Deolinda Copelli e do arquiteto e ex-prefeito Vasco Antônio Venchiarutti.

Outros lugares, como a Casa Rosa, e manifestações culturais jundiaienses, como procissões religiosas e a torcida do Paulista de Jundiaí, também dividem espaço com um xadrez gigante e com os cavaletes assinados por Frato, acrônimo das iniciais do psicopedagogo italiano Francesco Tonucci, sobre a importância do brincar para as crianças.

Comentários

Comentários