FUTURO DO EMPREGO

O impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho

Por Luciana Alves |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Analista e cientista de dados é uma das profissões em alta
Analista e cientista de dados é uma das profissões em alta

Diante deste cenário de mudanças cada vez mais rápidas e do avanço das novas tecnologias que impactam diretamente o trabalho, colocando em risco o emprego de milhões de pessoas pelo mundo, cresce a preocupação sobre o desenvolvimento de habilidades para os chamados "empregos do amanhã", como aqueles necessários para as transições digital, verde e energética.

O relatório anual The Future of Jobs 2024, do Fórum Econômico Mundial, lançado no início de janeiro, traz um panorama do mundo do trabalho global. Segundo os dados, até 2027, aproximadamente 23% dos empregos sofrerão transformações significativas, com a criação de 69 milhões de novos postos de trabalho e a eliminação de 83 milhões, resultando em uma redução líquida de 14 milhões de empregos.

O documento afirma que assim como algumas profissões correm o risco de desaparecer, outras surgirão. Foi o que aconteceu com várias profissões do século XX e início do século XXI. Quem imaginou um motorista de aplicativo? Gestor de mídias sociais? Ou ainda um engenheiro de dados? 

Entre os setores em crescimento, espera-se um aumento na demanda por profissionais em áreas tecnológicas, como especialistas em Big Data, engenheiros fintech, especialistas em inteligência artificial e machine learning, além de programadores de software e aplicações. Funções relacionadas à transição energética e verde, incluindo especialistas em veículos autônomos e elétricos, engenheiros ambientais e de energias renováveis, também estão entre as de crescimento mais rápido. 

Já funções administrativas e de secretariado, como operadores de caixa, atendentes ao público e assistentes administrativos, estão entre as que devem sofrer maior declínio, devido à automação e digitalização de processos.

O Future of Jobs Report 2024 destacou que se as pessoas não se atualizarem para enfrentar as mudanças simplesmente ficarão fora do mercado de trabalho. Os empregadores estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores serão interrompidas nos próximos cinco anos.

Especialistas em IA e aprendizado de máquina lideram a lista de empregos de rápido crescimento. No livro 21 Lições para o Século XXI, Yuval Harari explica que com a Inteligência Artificial, a criação de novos empregos e o retreinamento de pessoas para ocupá-los serão um processo recorrente. “A revolução da IA não será um único divisor de águas após o qual o mercado vai se acomodar num novo equilíbrio. Será sim, uma corrente de rupturas cada vez maiores. Já hoje poucos empregados esperam permanecer no mesmo emprego por toda a vida. Em  2050 não apenas a ideia de "um emprego apra a vida inteira" mas até mesmo a ideia de "uma profissão para a vida inteira" parecerão antidiluvianas", ressalta.

E, segundo o pesquisador e PHD, a revolução da automação fará com que muitos empregos desapareçam. A questão, segundo ele, é se poderemos sustentar as vidas das pessoas e seu desenvolvimento espiritual e emocional sem esses empregos. “Muitos empregos —talvez até a maioria— que existem hoje não merecem ser defendidos. o que precisamos proteger são os humanos.” Segundo ele, a inteligência artificial pode criar uma geração de “inempregáveis”.

Profissões em alta X profissões em baixa

EM ALTA 
- Analista e cientista de dados
- Especialista em BIG Data e Aprendizado de Máquina de IA
- Profissionais de Segurança Cibertnética
- Especialista em comércio eletrônico
- Especialistas em transformação digital
- Especialistas em Marketing e estratégia digital
- Especialista de sustentabilidade
- Profissionais de proteção ambiental
- Professores de educação vocacional e de universiadades
- Operadores de equipamentos agrícolas

EM BAIXA 
- Caixas de banco e supermercado
- Atendentes de serviços postais
- Secretário executivo e administrativo 
- Estoquistas e funcionários de controle de estoques e mercadorias
- Escriturários de contabilidade
- Trabalhadores de venda porta a porta 
- Seguranças 
- Gerentes de relacionamento
- Vendedores de lojas
- Zeladores de condomínios
 
Fonte: Relatório anual The Future of Jobs 2024, publicado em 8 de janeiro de 2025

Comentários

Comentários