A equipe de transição do prefeito eleito Gustavo Martinelli e do vice-prefeito eleito Ricardo Benassi protocolou nesta terça-feira (03) um ofício para a atual gestão da Prefeitura de Jundiaí, liderada pelo prefeito Luiz Fernando Machado. O documento cobra que todos os alunos da rede municipal recebam uniformes e materiais escolares completos no ano letivo de 2025. Em resposta, a Prefeitura de Jundiaí declarou, em nota, que "todas as responsabilidades que cabem à atual gestão serão honradas até o dia 31 de dezembro de 2024. As decisões de compras realizadas até essa data serão pautadas pela disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros, garantindo dessa forma que não haja solução de continuidade nos programas e serviços e respeito aos princípios de responsabilidade fiscal definidos para o último ano da gestão."
O pedido foi feito depois que a equipe de Martinelli constatou que a Prefeitura planeja entregar uniformes completos e kits escolares apenas para as crianças cadastradas no programa Bolsa Família. As demais receberiam apenas duas camisetas, sem calça, blusa de frio, bermuda ou short-saia. No caso do material escolar, essas crianças também receberiam um kit reduzido, que não atenderia suas necessidades durante o ano letivo.
Atualmente, cada aluno tem direito a um uniforme completo, que inclui:
• 1 blusa de frio com capuz;
• 1 calça;
• 2 shorts-saia (meninas) ou bermudas (meninos);
• 2 camisetas de manga curta.
Além disso, todos deveriam receber um kit escolar com materiais adequados para as aulas.
“Não é justo que algumas crianças tenham tudo o que precisam para estudar, enquanto outras recebam só duas camisetas e um kit incompleto. A gente não pode permitir que isso aconteça. Nosso compromisso é garantir que todas as crianças de Jundiaí tenham as mesmas condições para aprender e se desenvolver,” afirmou Gustavo Martinelli.
O ofício pede que a Prefeitura tome as providências necessárias para manter a entrega completa de uniformes e materiais, garantindo que nenhuma criança fique para trás. Gustavo Martinelli reforçou que seu governo será marcado pelo cuidado a todas as pessoas.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Jundiaí também declarou que "a partir do próximo ano, a nova gestão tem autonomia para adotar as medidas que lhe forem pertinentes e adequadas para a condução da política fiscal e de compras do município. O próximo governo poderá realizar as alterações orçamentárias que identificar como necessárias para adequar ao atendimento das propostas estabelecidas pelos seus gestores, lembrando que há fortes restrições fiscais, que estão sendo amplamente divulgadas no noticiário nacional".