O grande Jornalista Eduardo Gurian levantou os dados das eleições municipais realizadas em Campinas, Jundiaí, Valinhos, Vinhedo e Louveira, no período de 1976 até 2024.
Utilizando suas informações, elaborei a planilha a seguir para conhecimento e discussão por parte da sociedade local.
No mencionado período, Miguel Haddad venceu três eleições municipais para o cargo de Prefeito; André Benassi e Luiz Fernando Machado foram eleitos por duas vezes.
Em 2020, na sua reeleição, Luiz Fernando obteve 69,64% dos votos válidos. Esse é o maior percentual do período.
Pedro Bigardi foi eleito com o maior número de votos: 139.614 votos no 2º turno de 2012;
No segundo turno das últimas eleições municipais, Gustavo Martinelli foi eleito com 58,87% dos votos válidos;
A abstenção em Jundiaí é tão alta que daria para eleger com tranquilidade um Deputado Estadual. Constata-se que a abstenção tem crescido a cada eleição municipal e faz-se necessária uma campanha para conscientização do eleitorado.
A RMJ PRECISA ELEGER DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS OBJETIVANDO O CRESCIMENTO DA ECONOMIA REGIONAL, PROPORCIONANDO A CRIAÇÃO DE MUITOS EMPREGOS FORMAIS, MELHORANDO A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.
Jundiaí: prefeitos eleitos a partir de 1976
Comentários
2 Comentários
-
EDUARDO GURIAN 06/11/2024Muito Obrigado, Professor Gildo, pela generosidade nas palavras. Como sempre, as análises do senhor comprovam o quanto os números transmitem, sim, reflexões e cenários importantes ao desenvolvimento das cidades. Parabéns!!!
-
JEREMIAS VIEIRA DE SANTANA 06/11/2024As lideranças políticas do conglomerado de JUNDIAÍ precisam ser menos indivualistas e se organizarem melhor, os partidos políticos, todos, indistintamente, precisam planejar para que tenhamos representantes no legislativo. JUNTOS POR UMA REGIÃO MELHOR. EXPRESSANDO PUBLICAMENTE ESTE PROPÓSITO. CONSCIENTIZANDO A POPULAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESTA REPRESENTAÇÃO. ISTO É UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA POLITICA, TODOS GANHARÃO COM ISTO.