PAULISTA GARANTIDO

Início em janeiro e vaga na Copa Paulista: entenda a 4ª Divisão

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
Igor do Vale/Ag. Paulistão
A competição deve começar no fim de janeiro, com final prevista para maio
A competição deve começar no fim de janeiro, com final prevista para maio

O Galo conquistou o acesso e está garantido na 4ª Divisão do Campeonato Paulista de 2025, ao lado de outros 15 clubes. Também conhecido como Série A4, o torneio tem algumas diferenças em relação à 5ª Divisão, disputada pelo Paulista neste ano. Na próxima temporada, o Galo terá pela frente a possibilidade de disputar a Copa Paulista, um elenco com até cinco jogadores acima dos 23 anos e um calendário que inicia em janeiro.

Além do Paulista, o Colorado Caieiras foi a outra equipe a conquistar o acesso para a A4. Eles se juntam a: Audax-SP, Barretos, Jabaquara, Joseense, Matonense, Nacional-SP, Penapolense, São Caetano, São-Carlense, Ska Brasil, Taquaritinga, União Barbarense, Vocem e XV de Jaú na próxima temporada. 

Destes clubes, São Caetano e Matonense foram rebaixados da 3ª Divisão para a 4ª.

FORMATO

A Série A4 foi criada em 2023 pela Federação Paulista de Futebol (FPF), após conselho técnico que definiu os novos formatos das divisões estaduais. A competição faz parte da Primeira Divisão Paulista, que engloba as Séries A1, A2, A3 e A4. Portanto, a antiga Série A4 se tornou o 5º nível do estadual, conhecida como “Bezinha”.

Os detalhes da 4ª Divisão de 2025 só serão divulgados pela FPF no ano que vem, porém, assim como aconteceu na temporada atual, a competição deve começar no fim de janeiro, com final prevista para maio.

Disputada por 16 times, a 4ª Divisão não tem divisão de grupo. Na primeira fase, os times se enfrentarão em turno único, em 15 rodadas, e os 8 primeiros colocados da classificação avançam para o mata-mata, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Bezinha.

Os times que terminarem a fase de pontos corridos entre a 9ª e 14ª colocação permanecem na Série A4 para o ano seguinte.

Assim como na 5ª Divisão, nesta competição o mata-mata também começa nas quartas de final, disputado com jogos de ida e volta e com a vantagem do empate no placar agregado para o time que tiver melhor campanha geral. 

Ainda comparando à Bezinha, que soma 22 partidas ao longo de toda a competição, a Série A4 tem uma partida a menos no calendário.

COPA PAULISTA

A principal novidade da Série A4 é a possibilidade de disputar a Copa Paulista no segundo semestre do ano. A competição é muito visada pelos clubes que disputam os estaduais, pois o campeão escolhe participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada seguinte, enquanto o vice fica com a vaga restante. 

Na temporada atual, todos os 16 times da Série A4 estavam aptos a disputar a Copa Paulista no segundo semestre deste ano. Para 2025, a FPF ainda vai publicar uma diretriz de quais serão as equipes com vaga na competição, porém, na prática, os clubes da Primeira Divisão (A1, A2, A3 e A4) podem disputar o torneio, com exceção dos que são rebaixados para a Bezinha.

A Copa Paulista, inclusive, traz ótimas memórias ao torcedor do Paulista, que viu o time ser campeão em três edições: 1999, 2010 e 2011.

ELENCO

Outra mudança da Série A4 em relação à 5ª Divisão é a permissão de ter até cinco atletas acima dos 23 anos nos elenco. No elenco atual do Galo, oito jogadores já terão 24 anos em 2025. São eles: Vinícius Caveira, Thomas Lamin, Miguel Elias, Léo Souza, Adelan, Michel Yan, Euller e Ryan Couto.

Já pensando na próxima temporada, o técnico Fausto Dias falou brevemente sobre a montagem do elenco. “Agora é fazer um bom trabalho para montar um bom elenco e seguir avançando. É o recomeço, estão construídas as muralhas. Reconquistamos a dignidade desse clube, vai ser uma reviravolta. Nós vamos avançar, eu sei que ganhamos grandes títulos, mas ninguém acreditava. Vai ser um novo ano, um novo começo, vamos dar a volta e o Paulista vai voltar a ser grande”, disse o treinador logo após a conquista do acesso.

Comentários

Comentários