Na semana passada, tratamos do desempenho do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, um relevante indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas brasileiras, públicas e privadas. O indicador mostra que a jornada até que a educação nacional alcance um nível adequado ainda é longa.
O Ideb, porém, traz uma boa notícia para as escolas públicas paulistas que participaram do programa Recompondo Saberes, uma iniciativa do Sesi-SP criada com o objetivo de recuperar a defasagem de aprendizados na rede pública. Lançado em meados de 2022, o Recompondo teve como foco os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática que não foram absorvidos pelos alunos devido às aulas ministradas online durante a pandemia, quando as escolas ficaram fechadas.
Os dados mostram que os municípios que implementaram o Recompondo Saberes alcançaram resultados mais positivos do que os que não aderiram ao programa. A comparação ilustra como foi positivo o impacto das soluções educacionais propostas pelo Sesi-SP para recuperar as aprendizagens na rede pública.
Dos 645 municípios do estado de São Paulo, 402 (ou seja, 62,3% do total) aderiram ao Recompondo. A nota do grupo que implementou o programa foi 6,1 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental e 5,2 nos anos finais (6º ao 9º ano) dessa etapa. A nota do grupo que não participou do Recompondo foi 5,8 nos anos iniciais e 4,6 nos anos finais do Ensino Fundamental.
As notas refletem o nível de proficiência dos alunos em relação aos conteúdos escolares. No 5º ano, por exemplo, uma média em torno de 6 significa que os estudantes conseguem realizar multiplicações e divisões simples, reconhecem tabelas e interpretam receitas culinárias. Porém, têm dificuldade para converter unidades monetárias, calcular áreas de figuras geométricas e compreender textos mais complexos.
Uma média de 5,2 no 9º ano indica que os alunos conseguem interpretar gráficos e resolver problemas básicos envolvendo operações aritméticas. Contudo, para muitos deles, ainda é um desafio executar tarefas mais avançadas, como trabalhar com coordenadas em um plano cartesiano ou converter unidades de medida.
Vale lembrar os resultados obtidos em nível nacional e quais eram os objetivos definidos. Nos anos iniciais, o Brasil obteve 6 pontos, atingindo a meta estabelecida. Nos anos finais, conseguiu pontuação de 5, ficando aquém da meta, que era 5,5 para essa etapa.
O Recompondo Saberes é um dos programas no âmbito do Sesi Para Todos, que oferece, gratuitamente, formação e acompanhamento de professores de escolas públicas, bem como novas soluções educacionais. O programa foi concluído em São Paulo e, no momento, está sendo aplicado no Rio Grande do Norte.
Outras iniciativas do Sesi Para Todos, desenvolvidas após o Recompondo Saberes, como o Programa Alfabetização Responsável (PAR), o Novo Olhar e o Avançando o Saber visam à consolidação do processo de alfabetização nos anos iniciais, além de elevar o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos anos finais. O foco é sempre a formação de professores e a aplicação de novas tecnologias educacionais.
O impacto desses programas nas escolas da rede pública paulista será conhecido no próximo Ideb, que será aplicado em 2025 e divulgado em 2026.
Vandermir Francesconi Júnior é 2º vice-presidente do CIESP e 1º diretor secretário da FIESP (vfjunior@terra.com.br)
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