OPINIÃO

Candidatos a vereador


| Tempo de leitura: 2 min

 Mais do que nunca, as eleições deste ano tornam-se de real importância para todos nós que vivemos nesta região. A região reclama da falta de deputados que possam ajudar as suas administrações na busca de verbas públicas que atendam às necessidades de suas cidades.

Temos consciência disso e votaremos, com certeza, no melhor candidato que condiz com os anseios que queremos para a cidade.

Mas convenhamos: quanto aos candidatos ao cargo de vereador, como poderemos acertar nosso voto? Temos tido em nossa cidade uma invasão de propaganda eleitoral desses postulantes, que beira um cinismo intolerável.

Candidatos que nada fizeram por nossa comunidade e que deveriam ser retratados no álbum das desgraças passadas tendem a se revitalizar perante os eleitores pela falta de memória ou de opção para algo melhor.

Outros se revestem de uma pureza intolerável, prometendo resolver todos os problemas do nosso dia a dia num piscar de olhos.

Mais ainda se lançam em promessas descabidas, que fogem inclusive da alçada do legislativo, onde teriam assento.

São promessas e mais promessas, todas elas genéricas: melhoria na educação, saúde, habitação, transporte, segurança.

Acredito mesmo que queiram enganar o povo, pensando ainda que este mesmo povo não sabe pensar.

Creio que o problema não está na quantidade, mas sim na idoneidade e no compromisso assumido.

Só bem exerce um cargo eletivo aquele que vê nele, não um fim em si, mas um meio, um instrumento para realizar mudanças, na busca de ver concretizadas as aspirações de seus eleitores.

Há uma imperiosa necessidade de transparência na atuação política, a favor de seus representados. As câmaras municipais sempre foram e continuam sendo um importante espaço para o exercício da cidadania. Nelas estão representadas, através dos vereadores eleitos, as várias correntes ideológicas, agrupadas em partidos políticos e os interesses de diversos segmentos da sociedade.

E é por isso que chego hoje à plena convicção de que temos que votar somente em representantes comprometidos com o município.

Temos que deixar evidenciado esse comprometimento em nosso voto.

Não podemos perder o voto em pessoas estranhas ao interesse da cidade. Esqueçam esses aventureiros de plantão em tempos de eleição. Não tenhamos que nos arrepender mais tarde.

Nossos candidatos, se eleitos, hão de entender que a majestade é do cargo, não deles.

Após limparem as gavetas, o que levarão consigo são apenas os feitos que conseguiram realizar para a população de sua terra e, se tiverem sorte e sabedoria, a dignidade que impuseram e souberam inspirar.

É hora, portanto, de redobrar a atenção, exercer sua cidadania, pela melhora da qualidade dos candidatos e pela seriedade dos que aspiram a um cargo público.
Temos que caminhar com nossas próprias mentes. Votar e escolher nossos representantes com redobrada atenção.

Afinal, vivemos numa democracia.

Perdoem-me se estiver errado e aos que pensam ao contrário.

Um candidato a cargo público deve ser julgado, sim, por sua integralidade, mas principalmente e antes de tudo, por sua conduta no passado. E seja o que Deus quiser.

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)

Comentários

Comentários