Os atletas olímpicos, desta temporada parisiense de 2024, cada um à sua forma, vem nos presenteando com a beleza que está além da aparência e estética visual. Vencer, chegar ao pódio, nos conta que há uma longa história de preparação, resiliência, autossuperação, por trás do registro das fotos ou vídeos que circulam nas mídias sociais. A imagem também é expressão de harmonia e identidade cultural que comunicam valores, habilidades e o espírito esportivo intrínseco na postura física.
Duas imagens de diferentes fotógrafos ganharam notoriedade e viralizaram na rede, chamando a atenção para a habilidade e sensibilidade dos profissionais, que captaram num determinado momento, num instante muito significativo, revelador e intenso a representação maior dos esportistas. A foto de Gabriel Medina e sua prancha nas nuvens, de autoria do fotógrafo Jerome Brouillet pareceu uma montagem de Inteligência Artificial. Já Yusuf Dikec, atirador turco, que ficou conhecido como o “tiozão” habilidoso e despojado, foi clicado por Alain Jocard, da AFP.
Arte e comportamento foram expressos nas imagens fotográficas que conseguiram capturar e comunicar a essência de um momento, tanto do atleta brasileiro surfista, quanto do atirador turco. O comunicólogo Marshall McLuhan afirmava que diferentes formas de mídia, incluindo imagens, atuam como extensões das capacidades humanas e influenciam nossa compreensão e interação com o mundo.
A audiência viral, no caso da foto de Jerome foi um aumento de seguidores no Instagram de 3 mil para 26 mil, quase 10 vezes mais, num período inferior a 24 horas. Jocard é fotógrafo da Agência France Press e suas imagens foram distribuídas para mídias com circulação internacional.
Voltando os olhos para o mundo corporativo, qual a importância das marcas estarem atreladas às imagens impressas e viralizadas pelas mídias sociais?
No campo da comunicação e do marketing, a imagem é crucial para a construção da identidade de marcas e indivíduos. As empresas e os profissionais utilizam a gestão de imagem para criar percepções positivas e coerentes, que podem aumentar a lealdade do cliente e a confiança do público.
O patrocínio das Olimpíadas de 2024 por empresas de renome mundial como Coca-Cola, Visa, Toyota, Samsung, entre outras, é motivado por uma combinação de desejo de visibilidade global, associação com valores positivos, oportunidades de marketing inovador, engajamento direto com consumidores e responsabilidade social corporativa.
As Olimpíadas atraem bilhões de espectadores ao redor do mundo, proporcionando uma exposição massiva. As empresas podem se beneficiar, aproveitando a narrativa do evento para fortalecer suas mensagens, ao associar suas marcas a valores positivos e universais, como excelência, diversidade, união e espírito esportivo. Há oportunidade para criação de campanhas publicitárias impactantes e inovadoras que promovam o engajamento dos consumidores por meio de experiências interativas e promoções exclusivas. O apoio a um evento global pode ser visto como um compromisso com a responsabilidade social e a promoção de um mundo mais unido e pacífico.
Rosângela Portela é jornalista, mentora e facilitadora (rosangela.portela@consultoriadiniz.com.br)
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