
Já sabemos que São Paulo é conhecida por sua vasta e diversificada cena gastronômica. Mas, também por lá, há um conceito que tem conquistado os corações dos amantes de felinos: as "gaterias" (gato+cafeteria). Um exemplo é o Gato Café (também existem outros, como o Gato Pingado, Gato Griô Café 2D, Mi&Mo Café Gato), estabelecimento que combina a tradicional experiência de um café com a companhia encantadora de gatos, oferecendo aos clientes um ambiente acolhedor e relaxante para desfrutar de suas bebidas favoritas enquanto interagem com os felinos residentes.
O Gato Café se destaca não só pelo seu conceito diferenciado, mas também pela qualidade de seus produtos. O menu inclui uma variedade de cafés especiais, chás, sucos e uma seleção de bolos, tortas e salgados artesanais. O ambiente é cuidadosamente decorado, criando um espaço aconchegante tanto para os humanos quanto para os gatinhos. Almofadas, arranhadores, brinquedos e espaços para escalada estão espalhados pelo café, proporcionando diversão e conforto para os felinos. Além disso, também há o menu on-line, com canecas, papelaria e vestuário inspirados nos gatos da casa e que assim que for vendidos, a renda é direcionada para o bem-estar dos peludos.
De fato, interagir com gatos tem vários benefícios comprovados para a saúde mental e emocional. Estudos mostram que acariciar um gato pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, diminuir a pressão arterial e aumentar os níveis de oxitocina, o hormônio do amor e do bem-estar. O Gato Café oferece uma oportunidade perfeita para os paulistanos escaparem do ritmo acelerado da cidade e encontrarem um momento de tranquilidade e felicidade na companhia dos gatos.
Além de proporcionar uma experiência agradável, o Gato Café tem uma missão importante: promover a adoção responsável de gatos. Todos os felinos residentes no café estão disponíveis para adoção. O café trabalha em parceria com ONGs e abrigos locais para resgatar e acolher gatos abandonados ou em situação de vulnerabilidade. Os visitantes interessados em adotar um gato podem obter informações no próprio café e iniciar o processo de adoção, contribuindo para encontrar um lar amoroso para esses animais.
Referências japonesas
Os estabelecimentos de gaterias no Brasil começaram a surgir inspirados pela popularidade dos cat cafés, que tiveram origem no Japão. O primeiro cat café, chamado Cat Flower Garden, foi inaugurado em Taipei, Taiwan, em 1998, mas foi no Japão que esse conceito ganhou fama mundial. Os cat cafés se tornaram extremamente populares no país a partir dos anos 2000, especialmente em cidades grandes como Tóquio, onde muitas pessoas vivem em apartamentos pequenos e têm restrições para manter animais de estimação.
O conceito de gateria chegou ao Brasil por volta de 2014. A ideia era trazer para o país um espaço onde as pessoas pudessem não apenas desfrutar de um café de qualidade, mas também interagir com gatos, criando uma experiência única e relaxante. Os primeiros estabelecimentos no Brasil foram abertos em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a aceitação e o interesse por novas tendências são mais fortes.