GÊNIAS

Conheça cinco invenções femininas que mudaram o mundo

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
Hedy Lamarr, além de ser uma estrela do cinema, foi quem desenvolveu a tecnologia necessária para que criações como Wi-Fi
Hedy Lamarr, além de ser uma estrela do cinema, foi quem desenvolveu a tecnologia necessária para que criações como Wi-Fi

Na sociedade atual ainda podemos encontrar desigualdade entre homens e mulheres. Mas através da coragem e determinação de mulheres em variados setores da sociedade como educação, saúde, política e ciências, vemos uma evolução igualitária que só tende a crescer. Dentre os variados setores, nas ciências encontramos muitas invenções criadas por mulheres que mudaram o mundo.

Confira as mulheres que desafiaram o nível de excelência com as suas criações e se tornaram extremamente relevantes para a ciência e para a história.

1. Aciclovir, por Gertrude Belle Eilon: Precisamos falar sobre Gertrude Belle Elion, ninguém menos que a bioquímica responsável pelo remédio Aciclovir. O medicamento que possibilitou que pessoas com Leucemia, Herpes e AIDS tivessem os sintomas de suas doenças suavizados. Sua invenção garantiu o Nobel de Medicina em 1988 e não é para menos, o Aciclovir é um composto que consegue inibir ou matar a produção do organismo nocivo do corpo, sem prejudicar ou causar danos às células saudáveis da pessoa. Gertrude Belle Eilon faz parte do grupo de mulheres da ciência que colaboraram para o desenvolvimento da medicina.

2. O Primeiro Software de Computador, por Grace Hopper: O computador em que você faz seus trabalhos, joga com os amigos e assiste Netflix foi uma adaptação da invenção de Grace Hopper, também conhecida como “Rainha da Computação”, Hopper foi a criadora do primeiro Software de Computador. Enquanto Grace era uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos, durante as décadas de 1940 e 1950, foi a responsável pelo desenvolvimento do Flow-Matic, uma linguagem de programação. Essa linguagem serviu como base para a criação do Common Business Oriented Language (COBOL), que é utilizado até hoje em processamento de bancos de dados comerciais. Graças a suas realizações, Grace Hopper foi a única mulher convidada para participar de uma reunião em 1959 com especialistas da IBM, RCA e da Sylvania Eletric Products.

Curiosidade: Sabe o termo “bug” que usamos para mencionar falhas em códigos-fontes? Foi criado pela Rainha da Computação!

3. O Wi-Fi, por Hedy Lamarr: Se você está lendo esse post de um celular ou notebook, agradeça à atriz hollywoodiana Hedy Lamarr. A austríaca, além de ser uma estrela do cinema, foi quem desenvolveu a tecnologia necessária para que criações como Wi-Fi, Bluetooth e celulares fossem inventadas. Lamarr inventou e patenteou um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum - em português, espectro de difusão de frequência variável), ou seja, a tecnologia de transmissão sem fio (wireless). A partir daí, o resto é história!

4. As escadas de incêndio, por Anna Connelly: Desde 1887, a vida de inúmeras pessoas é salva devido à invenção de Anna Connelly. Foi ela quem criou as escadas de incêndio, colocadas do lado de fora dos prédios para que a evacuação seja rápida e segura. A partir de 1990, os itens de segurança se tornaram obrigatórios nos Estados Unidos e, desde então, são reconhecidos por fazerem parte da arquitetura do país.

5. Limpador de para-brisa por Mary Anderson: Enquanto visitava a cidade de Nova York, em 1902, Mary Anderson se incomodou com a neve caindo no seu para-brisa e, assim que chegou à sua casa, na cidade de Birmingham, no Alabama, começou os esboços de sua invenção até conseguir uma patente. Na época, as empresas de manufatura não mostraram interesse e ela não tinha nenhuma conexão na indústria para tornar o seu projeto realidade, fazendo com que sua patente expirasse. Infelizmente, mesmo assim, ela chegou a ver a sua invenção em praticamente todos os carros dos Estados Unidos, sem receber um centavo por isso. O único reconhecimento aconteceu em 2011, quando Anderson entrou para o Hall da Fama dos Inventores.

Comentários

Comentários