
O centenário Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, localizado no Centro de Jundiaí, colocou alguns itens de mobília à venda, como mesas, cadeiras e até um piano. Os recursos angariados serão usados para custear a rescisão de funcionários. Com isso, o gabinete, que é uma instituição privada, poderá dar baixa no CNPJ e repassar o prédio e o acervo à prefeitura.
Quem passa constantemente pela Praça Ruy Barbosa, vê que o gabinete se mantém fechado para o público desde o dia 20 de dezembro do ano passado. Com a impossibilidade de manter o prédio, devido à diminuição drástica do número de sócios, o Conselho de Administração optou por seguir o estatuto do gabinete, que versa sobre a doação à prefeitura em caso de fechamento do espaço. O prédio centenário é tombado, então não pode ser reformado, precisa ser restaurado, o que aumenta custos de manutenção.
MAL NECESSÁRIO
Última presidente do gabinete, Adriana Zutini diz que a ideia principal é quitar pendência para que a doação do prédio e do acervo à prefeitura aconteça o quanto antes. "Temos três funcionários. A gente vai fazer um bazar para vender as antiguidades, como móveis. O que não conseguirmos vender, será passado para a prefeitura, e temos eletrônicos que precisam ser devolvidos ao Governo do Estado. Como a diretoria é voluntária, fazemos esse trâmite como possível. Vamos fazer o levantamento dos objetos que podem ser vendidos e o excedente de livros duplicados. Mas a prefeitura vai assumir o prédio quase em totalidade", explica.
"Temos que pagar impostos ainda, porque o CNPJ está ativo, mas não podemos passar à prefeitura sem dispensar os funcionários. Estamos encaminhando também a venda de obras de arte, que, se der certo, vai custear a rescisão dos funcionários. Por nós, já teríamos passado o prédio para a prefeitura, quando fechamos, mas esperamos o acerto dos funcionários e, quando conseguirmos, vamos fechar a empresa e passar o prédio para a prefeitura. Só que, mas, para isso acontecer, tem que estar tudo quitado", lembra Adriana.
Adriana diz que a venda de objetos selecionados agora e de obras de arte do gabinete deve custear boa parte da verba necessária, mas não descarta a venda de mais mobília. "Se o valor das obras não atender à nossa necessidade, aí teremos que vender mais objetos, mas já temos uma negociação encaminhada e esperamos um valor maior com as obras de arte", conta.
Sobre a destinação do prédio e do acervo, a Prefeitura de Jundiaí foi procurada, mas não respondeu até o fechamento desta edição.
VENDA
Quem desejar adquirir algum dos objetos à venda (com fotos abaixo) pode procurar diretamente a Adriana Zutini pelo telefone (11) 99960-4330.
Comentários
1 Comentários
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Antonio acorsi 09/05/2024Assim como os clubes recreativos desaparecem por falar de sócios frequentadores o gabinete terá o mesmo destino ,apesar do trabalho voluntário de muitos até esta data.Tristeza