CALAMIDADE

Governo federal pedirá aos estados centralização de doações ao RS

Lula vai voltar ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar de perto a crise

Por Thaísa Oliveira | 04/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Central de de donativos no parque da Oktober, em Santa Cruz do Sul
Central de de donativos no parque da Oktober, em Santa Cruz do Sul

O governo federal decidiu pedir aos governadores que centralizem as doações ao Rio Grande do Sul junto ao Corpo de Bombeiros. A ideia é fazer a triagem do material nos estados e enviar para as Bases Áreas do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo.

Durante a reunião deste sábado (4) do gabinete de crise montado pelo governo Lula (PT), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a expectativa é de que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volte a operar na segunda-feira (6).

O aeroporto - o único de Porto Alegre - amanheceu alagado neste sábado devido ao nível recorde do Rio Guaíba, que invadiu diferentes pontos da capital gaúcha. As águas cobriram parte da pista de pouso e decolagem e do pátio.

O Ministério da Saúde também informou que o hospital da Força Nacional do SUS será instalado nas próximas horas. O local ainda não está definido, mas o governo federal informou que a situação do município de Canoas é considerada prioritária.

De acordo com as informações divulgadas após a reunião, o comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, responsável pela coordenação das ações de resgate em Porto Alegre, afirmou que há necessidade de colchões, toalhas e roupas de cama.

Lula vai voltar ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar de perto a crise. Nove ministros devem acompanhá-lo na viagem, além dos dois que já estão em Porto Alegre: Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Freitas
    05/05/2024
    Muito ajuda quem não atrapalha. As ajudas mais rápidas e efetivas estão sendo de empresários e a própria população. Só serve pra nos mostrar que o Estado não serve pra nada, além de roubar a população e sumir com o dinheiro ao invés de aplicá-lo onde necessário. Mas o pessoal tá mais preocupado em ver show de uma senhora idosa e capenga do que pensar por si e tomar atitudes.