TREM INTERCIDADES

Tarcísio enfatiza necessidade de revitalização de ferrovias

Governador do Estado de São Paulo falou sobre investimentos na RMJ em entrevista a redações da rede Sampi, ontem (18)

Por Marcela Franco | 19/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

WILKER MAIA / SAMPI

Governador conversou ao vivo com o jornalista Corrêa Neves Júnior, do grupo Sampi
Governador conversou ao vivo com o jornalista Corrêa Neves Júnior, do grupo Sampi

Em uma entrevista à Rádio Difusora do município de Franca, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, abordou os desafios e planos para reviver o transporte ferroviário na Região Metropolitana de Jundiaí. Destacando a importância histórica das ferrovias no desenvolvimento do estado, ele enfatizou a necessidade urgente de retomar e modernizar esse meio de transporte.

“O Estado de São Paulo cresceu e se desenvolveu às margens das ferrovias, e, ao longo dos anos, vimos muitas delas serem desativadas. Temos um grande desafio em retomar o transporte ferroviário, mas também uma oportunidade de aproveitar as faixas de domínio e linhas ferroviárias existentes para reativar esse sistema”, afirmou, em bate-papo com o jornalista Corrêa Neves Júnior, que coordena a rede Sampi. O governador respondeu a questionamentos de redações das 8 cidades pertencentes ao grupo: Jundiaí, Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Piracicaba, Rio Preto e São José dos Campos.

Ele revelou detalhes de um ambicioso plano de investimento de R$ 14,2 bilhões para revitalizar as ferrovias, com foco especial no projeto do Trem InterMetropolitano. Segundo o governador, o projeto passará por dois anos de aprimoramento e fechamento de projetos executivos, com início efetivo das obras previsto para 2026. “O Trem InterMetropolitano é uma peça central desse projeto. Ele irá conectar diversas regiões, incluindo Campinas e Jundiaí, antes de chegar a São Paulo. Em 2029, esperamos que ele esteja operando, atendendo às demandas regionais.”

O aspecto mais desafiador do projeto, segundo Tarcísio, é a sincronização com a linha 7-Rubi, que opera das 4h até meia-noite. Para superar esse desafio, será necessário um intervalo entre 1h e 3h para realizar as obras. “Somente em 2031 teremos o trem expresso operando, o que requer uma meticulosa coordenação de horários e logística de obras”, acrescentou.

Com essa iniciativa ambiciosa, o governo do Estado de São Paulo busca abrir novas oportunidades de transporte eficiente e sustentável, promovendo a conectividade e o crescimento regional.

SOBRE O TREM

O serviço expresso do Trem Intercidades fará a rota entre São Paulo e Campinas, com uma parada estratégica em Jundiaí. Com uma estimativa de tempo de viagem de 1 hora e 4 minutos para percorrer os 101 km de distância, os passageiros poderão contar com intervalos de 15 minutos nos horários de pico.

Embora a tarifa estimada para o serviço expresso seja de R$ 64, o governo espera que a concorrência entre as empresas resulte em tarifas mais acessíveis para os passageiros. Comparativamente, os custos de viagem de ônibus entre Campinas e São Paulo, bem como os custos associados ao uso de veículo próprio, são atualmente mais altos.

Além do serviço expresso, o projeto também inclui o serviço TIM (Trem Intermetropolitano), que conectará diversas cidades do interior paulista, como Louveira, Vinhedo, Valinhos, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Com nove estações ao longo de uma extensão de 65,8 km, espera-se que o tempo de viagem entre Campinas e Francisco Morato seja de aproximadamente 55 minutos.

O objetivo é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços. Os vagões preveem banheiros acessíveis, telas informativas, internet Wi-Fi, tomadas e portas USB para os passageiros.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.