VIAJANDOCOMJUNIOR

Gramado o destino dos sonhos

Por Álvaro Junior | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal

Meus queridos amigos viajantes quem já teve a oportunidade de conhecer Gramado, no Rio Grande Sul, localizado na Serra Gaúcha? Digo oportunidade porque a visita até o destino pode sair até mais cara que algumas viagens para o exterior. Isso porque são inúmeras atrações e atividades, além das opções gastronômicas variadas, tudo com o preço levemente elevado. Então se planeja ir para Gramado, prepare o bolso :)

Que tal começarmos pelos locais famosos que não custam nada? Em Gramado existem diversos. Um dos cartões postais da cidade é a paróquia de São Pedro, localizado bem no centro da cidade, a arquitetura da igreja chama atenção. Foi construída inteiramente de pedra basáltica e a praça que antecede a igreja é formada por várias estátuas que dão um aspecto ainda mais de admiração e reflexão para todo o cenário. A noite a igreja fica iluminada e se você for na época do frio verá o nevoeiro que torna toda a atmosfera da cidade algo incrível. Ao lado da igreja existe a Fonte do Amor Eterno, um lugar em que você pode deixar um cadeado jurando amor eterno à seu parceiro de vida.

Próxima parada: Rua Coberta. Praticamente na frente da Paróquia de São Pedro existe esta famosa atração. A Rua Coberta é exatamente o que o nome diz: uma rua coberta. Ela reúne diversos barzinhos, restaurantes e lojas para os turistas se reunirem e se divertirem. O grande diferencial que faz essa rua ser famosa é ser inteira coberta por uma floresta de plantas diversas, criando um cenário realmente lindo. E a noite, é claro, fica toda iluminada. Vale conferir, porque é de graça.

Uma das mais famosas atrações da cidade em que se você conseguir tirar uma foto com o local livre você é um privilegiado. Outra atração com nome de rua, mas desta vez: Rua Torta. E novamente é o que o próprio nome diz, é uma rua torta. Ela é declinada e suntuosa. Uns dizem que foi propositalmente feita inspirada na famosa Lombard Street de São Francisco - EUA, outros dizem que a rua ficou assim por petição dos moradores que não queriam que seus jardins fossem pavimentados, fazendo com a rua circunda-se eles. Seja qual for a real história, vale a pena dar uma passada na Rua Torta e tirar aquela fotinho.

Existe também um carrossel gratuito que os visitantes vão para tirar foto. É um carrossel de verdade que você pode tirar foto e entrar. Ele fica na parte externa de um luxuoso e famoso hotel de Gramado. A noite vale a pena conferir.

Existem outras opções gratuitas em Gramado menos conhecidas mas a que vou falar agora vale a visita tanto pela beleza do lugar quanto pela história. O Lago Negro é uma local belíssimo na cidade que traz um lago em que é possível andar de pedalinho, fazer caminhadas ou simplesmente fazer fotos e admirar o local. As árvores que rodeiam o lago foram importadas da Alemanha da floresta negra, por isso o nome. O lago foi construído artificialmente após um grande incêndio que teve na área antecessora e para transmutar a energia da história e do local foi instituído este belíssimo ponto turístico.

Antes de irmos para algumas atrações pagas que eu julgo valer a pena conhecer, vou falar um pouco das curiosidades da cidade. O tipo de arquitetura de Gramado é algo único, isso porque é uma lei. Todas construções devem respeitar o estilo arquitetônico tradicional. Inclusive grandes marcas conhecidas devem se adequar à essa legislação. Gramado não possui semáforos sendo o trânsito controlado apenas por rotatórias. Possui dois eventos extremamente famosos: Natal Luz e Festival de Cinema de Gramado.

Para a matéria não ficar cansativa, vou deixar a segunda parte de Gramado com as opções pagas para a próxima edição. Nos vemos então na próxima semana! Continue acompanhando o VIAJANDOCOMJUNIOR e até semana que vem!

Comentários

Comentários